«A Mulher e a Violação dos Direitos Humanos» é tema de debate na fraterna

«A Mulher e a Violação dos Direitos Humanos - Passado e Presente» é o tema que está hoje em debate na Fraterna. Trata-se de um seminário que se realiza no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra no dia 8, e que resulta da organização conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e da Sol do Ave, através do projecto «Good Vibes». 

O objectivo é promover a reflexão sobre o percurso dos direitos alcançados pelas mulheres e, na abordagem à persistência de desigualdades. Uma forma de combater o "flagelo" da violência doméstica e de género, segundo Mafalda Cabra, da Sol do Ave. "Que seja um momento de alerta. Gostaria que servisse para alertar consciências e para denunciarmos esse flagelo", referiu Mafalda Cabra na sessão de abertura.

Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, deixou elogios ao trabalho desenvolvido pelo município de Guimarães no combate à desigualdade de géneros, afirmando que tem "dado sinais positivos nesta estratégia", com um "bom trabalho em rede". "Não é possível trabalhar sem parcerias", disse Rosa Oliveira, acrescentando que a prevenção "deve ser feita desde de tenra idade" e que "é importante intervir rapidamente". 

Apesar dos "avanços feitos ao longa da democracia", Paula Oliveira, vereadora da acção social, defendeu que ainda "há um longo caminho a percorrer" na igualdade de género. "A discriminação da mulher está institucionalizada. Uma democracia só faz sentido com liberdade e não devia acontecer a discriminação das mulher hoje tal como acontece em regimes ditatoriais", sublinhou a vereadora municipal. 

Paula Oliveira lembrou ainda que desde 2001 que a Câmara Municipal de Guimarães tem um gabinete para a igualdade.

Para além da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e da Associação de Apoio à Vítima, participaram no evento Tiago Quintela, cantor e compositor e Emília Santos, representante de um grupo de mulheres que se constituiu formalmente em associação para combater a violência doméstica.

Marcações: Fraterna, A Mulher e a Violação dos Direitos Humanos

Imprimir Email