Teleférico parado devido a manutenção no dia em que celebra 25 anos de funcionamento

O teleférico de Guimarães está parado desde o final do ano passado. A intervenção de manutenção e revisão do equipamento só deverá ficar concluída no final deste mês, não permitindo assim que seja comemorada a passagem do 25º aniversário da abertura ao público. Foi a 11 de Março de 1995 que o teleférico iniciou a ligação regular entre a zona das Hortas, na Cidade, e o alto da montanha da Penha, tornando-se um atractivo turístico do Concelho.

A Presidente da Direcção da Cooperativa Turipenha justifica que o teleférico "requer e tem procedimentos de manutenção que têm de ser seguidos escrupulosamente por questões de segurança". "Tivemos no ano passado uma grande manutenção, efectuada aos postes e à linha. Este ano, a grande manutenção que está a decorrer relaciona-se com a revisão às pinças, braços e cabines. É um procedimento que tem de ser feito e os trabalhos estão a decorrer a cargo da empresa que foi vencedora do concurso de contratação pública", explicou Sofia Ferreira, salientando que  os trabalhos "têm o calendário previsto para ficarem concluídos até ao final do mês de Março". "Estamos a contar que esteja operacional na Páscoa, mas não posso garantir", frisou.

Questionada sobre as comemorações dos 25 anos de funcionamento, a responsável observou que o equipamento "abriu ao público a 11 de Março de 1995, tendo a inauguração ocorrido a 24 de Junho desse ano. A Direcção da Turipenha entendeu que deveria assinalar a data simbólica, com um programa que irá coincidir com o período do 24 de Junho".

Vários comerciantes com estabelecimentos no alto da montanha têm estranhado a demora na conclusão da intervenção. Sofia Ferreira diz compreender a preocupação e descontentamento, embora realce "a necessidade de acautelar todas as condições de segurança do equipamento".

quarta, 11 março 2020 10:52 em Sociedade

Imprimir