Covid-19: Diocese de Braga suspende compasso pascal, catequese e actividade dos jovens



O Arcebispo Primaz de Braga decidiu esta quarta-feira suspender a realização do tradicional compasso pascal. Trata-se de uma medida que tem por objectivo combater a propagação do Covid-19.
Na Vigília Pascal e no Domingo de Páscoa, não deve apresentar-se, como é costume, a cruz com o Ressuscitado, para o beijo ou saudação com o toque da mão, refere a nota assinada por D. Jorge Ortiga.

Com o mesmo objectivo, o Arcebispo Primaz de Braga determinou que durante as celebrações do Tríduo Pascal, deve procurar evitar-se todo o tipo de contacto que possa servir de transmissão: a veneração da cruz na celebração da Paixão do Senhor, por exemplo, far-se-á com a inclinação profunda, ou com a genuflexão. Além disso, o Arcebispo Primaz de Braga aconselha que "tal momento pode ser acompanhado com cânticos ou com a leitura de textos apropriados."
A fim de concretizar esta luta contra a propagação do coronavírus, no que diz respeito mais directamente à vida litúrgica, D. Jorge Ortiga lembra algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”.

No momento presente, o Arcebispo Primaz de Braga não vê "conveniente pensar na suspensão das eucaristias dominicais. Sendo necessário, não deixaremos de o fazer. Em última circunstância, pode recorrer-se às novas tecnologias, tal como acompanhar a eucaristia através da televisão, internet ou da rádio".
Entretanto, na Diocese de Braga é suspensa a catequese e as actividades dos grupos de jovens.


Marcações: compasso pascal, covid-19, catequese

Imprimir Email