Covid-19: Câmara de Guimarães criou estrutura de apoio social



A Câmara de Guimarães anunciou que terá disponível uma estrutura de apoio social, especificamente criada para dar resposta às necessidades dos mais carenciados do concelho de Guimarães.
A finalidade desta rede, que será constituída por técnicos do município, Empresas Municipais e Cooperativas, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, e diversas entidades parceiras, como PSP, GNR, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha, entre outras, é a de apoiar idosos e pessoas com deficiência, sem retaguarda familiar, no fornecimento de alimentos e medicação, garantindo, dessa forma, o seu distanciamento social como medida de prevenção.
A coordenação da Câmara Municipal de Guimarães ao nível da rede permitirá o mapeamento dos idosos e pessoas com deficiência que inspirem maiores cuidados por via da sua situação de vulnerabilidade, a organização e estruturação das equipas de intervenção no terreno e sua operacionalização. Além da distribuição de alimentos e da disponibilização de medicamentos, a Rede de Apoio Social de Emergência assegurará a tomada de medidas de contingência deste grupo de risco, bem como apoio psicológico quando este se mostrar necessário.
De entre as diversas medidas a tomar, que serão comunicadas em tempo oportuno, a Câmara Municipal de Guimarães disponibiliza, de imediato, uma linha de apoio telefónico dedicado, destinada ao atendimento de situações urgentes que se enquadrem no quadro de apoio definido, e que poderá se utilizada pelos cidadãos. Os números telefónicos da linha de apoio são: 253 421 255 / 969 264 803 / 969 264 761.
Esta medida enquadra-se no conjunto de decisões tomadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, cujo objetivo é o de minimizar o impacto causado pelo surto de Coronavírus, e em especial no quadro de medidas de apoio social e de atenção aos mais carenciados.


Marcações: covid-19

Imprimir Email