Covid-19: Escola de Medicina da UMinho apresenta plataforma de serviços clínicos




A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) criou um serviço clínico digital sobre o Covid-19, para atendimento generalizado e gratuito à população. Integrado no Centro de Medicina Digital P5, o serviço representa um contributo da instituição para se fazer frente à situação epidemiológica que se vive no país e no mundo.
Este serviço estará disponível para todos, de conformidade com a reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente da Escola de Medicina da UMinho, Nuno Sousa, reforçando sinergias entre as duas instituições na promoção e divulgação deste serviço.

O serviço, disponível através de www.p5.pt/helpdesk/, conta com uma equipa de profissionais do P5, bem como mais de 200 estudantes que, após formação, integrarão as equipas de resposta sob a orientação dos profissionais do P5.
Com o apoio de psiquiatras de todo o País, e em conjugação com a Direcção-Geral de Saúde (DGS), a Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), o P5 garante ainda um serviço de consultas de psiquiatria gratuitas por videochamada, destinado aos profissionais de saúde que se encontram ao serviço dos portugueses.

Num esforço colaborativo com equipas de engenheiros informáticos, o serviço também está a trabalhar na criação de algoritmos de inteligência artificial, que permitam orientar as dúvidas das pessoas de forma eficaz e redireccionar para fontes de informação cientificamente validadas. Paralelamente, a prestação de saúde gerais permanece necessária e, por isso, o P5 continua a disponibilizar os seus serviços clínicos em múltiplos contextos.
O Centro de Medicina Digital P5 é uma unidade que utiliza tecnologias digitais para monitorizar e melhorar a saúde das populações, complementando a rede de cuidados primários e hospitalares. O P5 conta com uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que aproximam os cuidados de saúde dos seus utentes, baseando-se nos pressupostos de que os cuidados de saúde devem ser preditivos, preventivos, personalizados e participativos.


Marcações: covid-19, Escola de Medicina da UMinho

Imprimir Email