10 ventiladores doados ao Hospital de Guimarães pelo empresário Vítor Magalhães

 

O Presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, doou 10 ventiladores ao Hospital da Senhora da Oliveira, de Guimarães.

O Grupo Santiago confirmou junto de fonte próxima que o empresário, no início da semana passada, preocupado com a actual situação resultante da evolução da pandemia do novo coronavírus no País, estabeleceu contacto com três médicos que exercem funções directivas da unidade hospitalar vimaranense para aferir das necessidades existentes nos serviços para acudir à população em caso de emergência.

A falta de ventiladores para o tratamento de doentes infectados foi abordada nos contactos mantidos e Vitor Magalhães terá dito prontamente: "arranjem 10", iniciando-se então esforços no sentido de serem adquiridos os equipamentos.
Numa altura em que existe grande procura de ventiladores no mercado, os médicos em causa estabeleceram os contactos necessários e conseguiram os 10 equipamentos junto de duas empresas. "O valor de cada um dos ventiladores oscila entre os 16 e os 25 mil euros, sendo previsível que o valor da oferta venha a rondar 250 mil euros", disse aquela fonte.

"Estamos a viver um momento em que temos de estar todos unidos. A ameaça é terrível e a saúde é o nosso bem maior!", terá confidenciado o empresário que iniciou a actividade na indústria têxtil e actualmente lidera um grupo com interesses em diferentes sectores, nomeadamente confecções, fábricas de tecidos, agricultura, imobiliário, aproveitamentos hídricos e investigação em saúde, cem empresas em Portugal, Tunísia, Brasil e Moçambique.

Recusando entrevistas sobre o seu envolvimento nas causas sociais, justificando-o com a frase "quem quer ajudar não diz, pratica", Vitor Magalhães tem colaborado com outras iniciativas de carácter social, tendo recentemente contribuído para a aquisição de equipamento no serviço de Gastrenterologia daquele Hospital que permite aos utentes ter meios de diagnóstico em Guimarães sem terem que se deslocar ao Porto. Foi ainda um dos empresários que colaboraram no processo de instalação da Unidade de Hemodinâmica do Hospital Senhora da Oliveira.

Os ventiladores são auxiliadores respiratórios, sendo um equipamento essencial no tratamento dos doentes infectados com o novo coronavírus.

A nível mundial, o problema dos ventiladores surgiu com o encerramento de grande parte das cadeias de produção do equipamento — a maioria delas situadas na Ásia — que não está a chegar aos países que dele necessitam para tratar os seus doentes.

Os 10 ventiladores oferecidos por Vitor Magalhães deverão chegar ao Hospital da Senhora da Oliveira até ao final deste mês.

Marcações: Vítor Magalhães, Hospital Senhora da Oliveira, doação

Imprimir Email