Covid-19: Onda de solidariedade em Guimarães

21-3-2020
19h20

A Junta de Urgezes criou um programa de ajuda a cidadãos da Freguesia tendo como objectivo a prevenção ao Covid-19. A iniciativa, denominada «Por Si, nós vamos. Por Si, por nós, por Todos», visa apoiar grupos de risco, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, em especial idosos. 

O projecto assenta num apoio social, com base no voluntariado, pretendendo ajudar os mais idosos, as pessoas pertencentes a grupo de risco e pessoas com dificuldade de locomoção, sem rectaguarda familiar, para que evitem sair das suas casas, assegurando as suas necessidades, nomeadamente a realização de compras e outros serviços.
Miguel Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia, explica que “a situação que vivemos exige uma resposta de toda a comunidade, onde se inclui a Junta de Freguesia".
O programa iniciou-se este sábado.
Os interessados devem contactar os serviços da Junta de Freguesia através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e pelos números de telefone e telemóvel 253 523 769 - 910 765 049 para verificarem se reúnem os requisitos de participação e procurar o apoio que necessitam.

 

14h23

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Banco Local de Voluntariado, está a organizar uma estrutura de apoio de emergência que operará no contexto da actual pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19). 

Esta Rede de Apoio Social de Emergência, que dará resposta às necessidades básicas das pessoas isoladas ou em situação de vulnerabilidade no concelho de Guimarães, será gerida e implementada pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Cruz Vermelha Portuguesa, tendo como parceiros a Fraternidade de Nuno Álvares, o Corpo Nacional de Escutas, a Casa da Juventude, os White Angels, bem como outros grupos de apoio informais.

Todos os voluntários da rede terão uma equipa especializada que os apoiará, quer através de instruções precisas e resposta às dúvidas que se levantem, quer através da disponibilização de todo o material de protecção necessário, como luvas, máscaras, óculos, desinfectantes e fatos, e serão apenas requisitados quando se tornar necessária a sua colaboração no terreno.

Os interessados em participar na Rede de Apoio Social de Emergência na qualidade de Voluntários podem fazer a sua inscrição em https://forms.gle/ZPNfAzY76bBzMXQd7.

Sob o lema “Agarra-te à vida, por ti, por mim, por nós!”, a Rede de Apoio Social de Emergência assegurará a distribuição de alimentos e a disponibilização de medicamentos, bem como apoio psicológico quando este se mostrar necessário.

...

15h54

A Junta de Freguesia de Caldelas disponibiliza aos cidadãos da Vila das Taipas três medidas sociais com o objectivo de apoiar idosos, grupos de risco e pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O programa «Nós vamos por si» assenta num apoio social com base no voluntariado que pretende ajudar a evitar as deslocações dos mais idosos, pessoas pertencentes a grupo de risco ou pessoas com dificuldade de locomoção, evitando deslocações.
Os serviços da Junta de Freguesia, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros das Taipas e um grupo de voluntários, intermediarão a entrega no domicílio dos bens de primeira necessidade, medicamentos e intermediarão ainda o pagamento de faturas de cidadãos sem retaguarda familiar que não podem sair de casa.

Foi também reforçada a rúbrica do Orçamento da Freguesia para o Fundo de Socorro e Emergência Social e para a atribuição de Cabazes Alimentares. O programa inicia-se esta quinta-feira a todos os interessados deverão contactar os serviços da Junta de Freguesia para verificarem se reúnem os requisitos de participação e procurar o apoio que necessitam.

Os que pretendam colaborar neste programa, ou com outras iniciativas devem enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

15h30

Os Missionários do Verbo Divino disponibilizaram o seu seminário em Guimarães para acolher os profissionais de saúde que não queiram regressar a casa por medo de infetar os familiares com o novo coronavírus.

Um dos responsáveis daquela comunidade religiosa e missionária disse hoje à agência Lusa que estão disponíveis cerca de 35 quartos, que podem ser "de imediato" ocupados pelos profissionais de saúde. "Uma equipa de leigos já se disponibilizou para ajudar, seja na receção dos profissionais de saúde, seja nas limpezas, seja em tudo o que for preciso", referiu José Maria Cardoso.

A ajuda está a ser articulada com o Hospital da Senhora da Oliveira.

19-3-2020 10h47

Na luta contra o novo coronavírus, a Cooperativa Mais Polvoreira disponibiliza equipamentos à Protecção Civil.
Em declarações ao Grupo Santiago, Carlos Oliveira fala da cedência de espaço equipado com 30 camas, numa altura em que o país vive em emergência nacional devido co Covid-19.
Para além das camas, a cooperativa Mais Polvoreira disponibiliza também em tractor e um vaporizador.

...

A União Desportiva de Polvoreira decidiu apoiar a Protecção Civil, casa haja necessidade, como medida de prevenção no combate à epidemia COVID-19. 
O apoio daquela colectividade baseia-se na cedência da sua frota de viaturas.

...

A CERCIGUI decidiu ajudar o Município e toda a comunidade de Guimarães durante este período. Assim, o edifício sede, que neste momento se encontra encerrado, foi colocado à total disponibilidade do Município para utilizar conforme considerar necessário.
"Dada a sua centralidade, as condições estruturais, acessibilidade, espaços e dimensão consideramos que pode ser fundamental, para apoio a medidas que tiverem de vir a implementar. Queremos retribuir à comunidade por tudo que já nos proporcionou", pode ler-se na nota emitida por aquela entidade vimaranense.

Marcações: solidariedade, covid-19

Imprimir Email