UMinho com aposta diferenciadora no desenvolvimento do ensino mediado por tecnologia



Na sequência da evolução do surto da Covid-19 e das recentes recomendações da Direcção Geral de Saúde e do Governo Português, e tendo em conta a posição assumida pela UMinho de decretar a suspensão das actividades lectivas nos seus campi, a instituição procurou encontrar soluções e apostou em maximizar o sucesso da transição de ensino presencial para ensino mediado por tecnologia.
Em comunicado, a UMinho diz que nesta iniciativa estão envolvidos o Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) e o Centro IDEA-UMINHO.
Em articulação, decorre em permanência o desenvolvimento de guias práticos para a adopção de soluções para ensinar online, oferta de sessões de apoio aos docentes e ainda a partilha de práticas e experiencias entre docentes.

O Centro IDEA-UMinho, com o envolvimento de docentes de várias áreas cientificas, está a partilhar, no seu blogue e nas recém-criadas páginas nas plataformas Facebook e Twitter, materiais diversos difundindo soluções, boas práticas da UMinho e de outras universidades e convidando à partilha de experiências e de conteúdos relevantes.
«Dicas para utilização do Blackboard Collaborate Ultra», «O Mundo das ferramentas de ensino: Padlet, Trello, Google Forms e Unsplash», «Dicas para as primeiras aulas online», são alguns dos temas abordados nas publicações feitas pela equipa de docentes que compõe o Centro IDEA-UMinho.
O objectivo destas iniciativas é “informar e estimular os docentes para a realização de actividades lectivas digitalmente, incentivando a utilização de recursos audiovisuais e ferramentas digitais inovadoras e eficazes”, explicou o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.

No portal do Gabinete de Apoio ao Ensino existe agora uma área dedicada a «Soluções de Ensino Online», com um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adopção de um ensino mediado por tecnologias. Esta área do site do GAE estará em permanente actualização, procurando prover de ferramentas de apoio docentes e estudantes. 


Marcações: UMinho

Imprimir Email