Forças de segurança atentas ao cumprimento do dever de recolhimento em Guimarães

O dever de recolhimento domiciliário para a população em geral está em vigor desde a meia-noite de domingo. É uma das medidas excepcionais adoptadas durante a vigência do Estado de Emergência, competindo às forças de segurança o controlo, fiscalização e vigilância do seu cumprimento.

Em Guimarães, a PSP e a GNR têm desenvolvido acções de sensibilização junto da população, alertando para as medidas restritivas à circulação que foram decretadas.

No domingo, os espaços de lazer - Parque da Cidade, Parque da Cidade Desportiva, Parque de Ardão, em Silvares, e Ecovia - foram muito procurados, obrigando até em algumas situações a Polícia Municipal a intervir numa atitude pedagógica, sensibilizando os vimaranenses para a adopção de comportamentos preventivos de forma a garantir o afastamento recomendado pelas autoridades de saúde.

As excepções ao recolhimento domiciliário apenas podem ser justificadas com a necessidade de sair para o exercício de actividade profissional, assistência a familiares, acompanhamento de menores em períodos de recreação ao ar livre de curta duração, passeio de animais de companhia, sempre com o devido distanciamento social.

Para as pessoas que estão doentes ou em situação de vigilância activa devido à Covid-19 está imposto o isolamento obrigatório, seja por internamento hospitalar ou por internamento domiciliário, constituindo crime de desobediência a violação desta norma.

As pessoas que constam de grupos de risco, designadamente com mais de 70 anos ou com morbilidades» (doenças, nomeadamente, graves), têm um dever especial de protecção, pelo qual só devem sair das suas residências em circunstâncias muito excepcionais e quando estritamente necessárias, para assegurar ou a aquisição de bens, ou para ir ao banco, aos correios ou aos centros de saúde, pequenos passeios higiénicos, ou para passear animais de companhia.

Fora destas situações, devem evitar a todo o custo, para sua própria protecção, qualquer deslocação, existindo em Guimarães uma estrutura de apoio social, especificamente criada para dar resposta às necessidades dos mais carenciados do concelho de Guimarães. Basta contactar os números telefónicos da linha de apoio são: 253 421 255 / 969 264 803 / 969 264 761.

As medidas de contenção e isolamento podem salvar vidas, sendo o seu objetivo atrasar o mais possível a propagação do vírus que provoca a doença Covid-19, mantendo os hospitais com capacidade de resposta.

segunda, 23 março 2020 20:14 em Sociedade

Marcações: Guimarães, PSP, GNR, Recolhimento, forças de segurança, Polícia Municipal

Imprimir