Covid-19: Processo de desinfecção das ruas abrange todas as freguesias de Guimarães

A desinfecção dos espaços públicos está a ser intensificada em todo o concelho de Guimarães, existindo várias equipas do Município no terreno dedicadas à desinfecção de espaços e equipamentos públicos, em colaboração com a Vitrus e Juntas de Freguesia do concelho.

Em comunicado, a Câmara Municipal esclarece que "conta com várias equipas no terreno dedicadas à desinfecção de espaços e equipamentos públicos, em colaboração com a Vitrus e Juntas de Freguesia do concelho, com o intuito de proteger os cidadãos e mitigar os efeitos causados pelo contágio da COVID-19".

"A desinfeção das ruas iniciou-se na passada segunda-feira e irá abranger todas as Freguesias do concelho, com enfoque nos passeios, contentores, papeleiras, paragens de autocarros, bancos de jardim, semáforos e zonas mais sensíveis como Farmácias, Centros de Saúde, Lares, acessos aos Bombeiros e Hospital. Houve ainda um reforço da limpeza em locais de atendimento público, interior e exterior, como a Central de Camionagem, o Mercado Municipal e a Feira Grossista de Frutas e Legumes", acrescenta.

O mesmo comunicado refere que o Presidente da Câmara Municipal "assegura o “máximo empenho” para “proteger a vida dos nossos cidadãos” e assegura “todas as medidas necessárias para evitar a propagação desta pandemia”". "Destaca que “esta preocupação é de todos e, como tal, estamos atentos a tudo o que podemos fazer no território concelhio, em estreita cooperação com as Juntas de Freguesias que têm colaborado de uma forma extraordinária nesta luta universal contra um inimigo invisível”. Domingos Bragança enaltece, também, “o espírito solidário” na sequência de “equipas de voluntários que cederam gratuitamente os seus tratores e manobradores para apoiar estas desinfeções”".

O processo de desinfeção das ruas em curso está a ser concretizado ainda com o ao apoio das Juntas de Freguesias, através do recurso a tratores cisternas que têm sido disponibilizados, enquanto o Município de Guimarães disponibiliza viaturas de lavagem, com equipas devidamente instruídas e equipadas para proceder a uma completa desinfeção de todos os espaços e equipamentos públicos. Neste processo estão a ser utilizados desinfetantes com grande espetro e hipoclorito de sódio.

Domingos Bragança apela ainda “à responsabilidade dos cidadãos” no sentido de acolherem as indicações referente ao tratamento de resíduos. “Vivemos um período delicado e todos têm de colaborar com todos, seguindo principalmente as instruções das autoridades de saúde e procurando manter-se o mais possível no recolhimento e na segurança das suas casas”, salientou.


Marcações: Freguesias, Câmara de Guimarães, desinfectante, covid-19

Imprimir Email