Covid-19: Serviço gratuito «Um ouvido com c’oração» da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga



A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga lançou esta quinta-feira o serviço gratuito «Um ouvido com c’oração». O objectivo é escutar e acompanhar espiritualmente todos os que estão a passar por uma situação de sofrimento, particularmente aquelas que não têm acesso à internet.
Realizado “à luz da Palavra de Deus e da fé da Igreja Católica em contexto de sigilo”, a linha verde está acessível todos os dias, entre as 9h00 e as 21h00, através do número 800 210 114. O serviço já está disponível.
O padre Jorge Vilaça, director do Centro de Escuta e Acompanhamento Espiritual, descreveu a linha como uma extensão telefónica de um serviço que já existe há vários anos mas que, “na impossibilidade de o fazermos num espaço físico” durante a pandemia de Covid-19, passa a ser realizado desta forma.“

Este serviço quer ser direccionado, sobretudo, a pessoas que não têm acesso aos meios mais comuns de comunicação e da comunicação social. Nós temos uma grande faixa de pessoas, neste momento, que estão isoladas não somente do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista da informação. Temos muita gente que vive sozinha, que não tem acesso à internet, não tem acesso a jornais e não tem acesso a muita informação”, sublinhou o responsável.

O sacerdote acrescentou ainda que o serviço se deve ao facto de “muitas pessoas” irem buscar “conforto à espiritualidade para passar estes tempos mais difíceis, e nós estamos dispostos a, 12 horas por dia e sete dias por semana, fazer esse acompanhamento e escuta”.
O serviço telefónico é coordenado por cinco sacerdotes e é dirigido a pessoas que colocam “a fé como elemento que importa para as suas vidas e que passam por uma situação de sofrimento (isolamento, solidão, medo, luto, desorientação espiritual, doença própria ou de familiar)”.


quinta, 26 março 2020 19:45 em Sociedade

Marcações: covid-19, Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga

Imprimir