Covid-19: Plano Municipal de Emergência da Protecção Civil de Guimarães entra em vigor à meia-noite de hoje



O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães decretou a activação do Plano Municipal de Emergência, após a reunião desta tarde da Comissão Municipal de Protecção Civil e que vigorará a partir das 00h00 deste sábado.

Da reunião da Comissão Municipal da Protecção Civil, saiu a aprovação, por unanimidade, da activação do referido Plano. A medida justifica-se pelo aumento de casos de infecção no Distrito de Braga e no Concelho de Guimarães e pela iminência de uma situação de acidente grave provocada pela infecção do Coronavírus, lê-se num comunicado do Município.

Ao abrigo da decisão, o Presidente da Câmara e responsável máximo da Protecção Civil Municipal, emitiu um despacho que terá efeito a partir das 00h00 de amanhã, sábado, e onde constam as seguintes medidas que se adicionam às vigentes até à data.

- Encerramento da Ecovia/Ciclovia;
- Encerramento de todos os parques de lazer do Concelho, municipais ou das freguesias;
- Encerramento dos cemitérios municipais e das freguesias, excepto para a realização de funerais;
- Suspensão de todas as feiras semanais de todo o território municipal, incluindo nestas os pequenos mercados de venda de produtos alimentares, de origem animal ou vegetal.

Saliente-se a evolução epidemiológica no concelho de Guimarães que, até às 20h30 de quinta-feira, 26 de março, e segundo os dados fornecidos pelo ACES do Alto Ave, registava 58 casos confirmados de infectados, 755 casos em vigilância e 79 a aguardar resultados dos testes. Esta situação exige a tomada de medidas excepcionais e temporárias com vista a robustecer e alargar o esforço de contenção da propagação epidémica, com o que se procura evitar, a todo o custo, um cenário de saturação dos meios de assistência hospitalar e, assim, proteger a vida dos cidadãos mais gravemente afetados pela COVID-19.

O Plano de Emergência Municipal pode ser consultado em https://www.cm-guimaraes.pt/pages/315



Marcações: covid-19, Plano Municipal de Emergência da Protecção Civil

Imprimir Email