VÍDEO: Covid-19: Guimarães em casa na luta contra o novo coronavírus



Este sábado Guimarães começou a viver debaixo de um plano de emergência Municipal. Situação inédita na vida da comunidade vimaranense. Uma necessidade imposta pela luta sem tréguas contra o Covid-19.

O centro da cidade está deserto. Não é uma cidade fantasma. As ruas sem pessoas, sem vida, demonstram a consciência colectiva de uma comunidade que se une para derrotar um vírus invisível e desconhecido que ataca a provoca a morte. Urge, pois, lutar, com determinação. Unidos. Com uma certeza: a melhor defesa é o isolamento. Ficar em casa. É neste contexto que o Plano de Emergência Municipal aumenta as medidas restritivas. É uma estratégia para evitar males maiores perante o avanço do número de infectados.


Ao abrigo da decisão, o Presidente da Câmara, responsável máximo da Protecção Civil Municipal, foi encerrada a Ecovia/Ciclovia.
Em todo o Concelho foram encerrados os parques de lazer; Ainda em todo o território vimaranense os cemitérios municipais e das freguesias fecham portam. Apenas podem abrir para a realização de funerais.
O mesmo despacho suspende a realização de todas as feiras semanais no território municipal, incluindo. Pequenos mercados de venda de produtos alimentares, de origem animal ou vegetal. Ainda assim, na manhã deste sábado, funcionou o mercado Municipal, com limitações no acesso e com regras de distanciamento social.

As medidas são diversas. O objectivo é só um: vencer o Covid-19. A tarefa não é fácil. Mas a determinação colectiva, fruto da consciência individual de cada um, vai, certamente permitir ganhar esta luta. Pela nossa sobrevivência pelo nosso futuro.


sábado, 28 março 2020 14:52 em Sociedade

Marcações: covid-19, Plano Municipal de Emergência

Imprimir