Covid-19: CIM do Ave diz que Plano Preventivo do Governo é imprudente por esquecer o Norte



Os municípios da CIM do Ave lamentam que a região Norte do País sendo a mais afectada pelo novo coronavírus "não está contemplada nas prioridades" das medidas do Plano Preventivo do Governo.
Em comunicado, os autarcas de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão e Vizela manifestam a sua "grande surpresa" ao verem que o Plano Preventivo do Governo de combate à Covid-19, que prevê a realização de testes em lares de idosos, não contemple a zona Norte apesar de ser a região mais afectada pela pandemia.
Recorde-se que o referido programa definiu como prioridades na distribuição geográfica dos testes à Covid-19, Évora, Guarda, Algarve, Aveiro e Lisboa.
Face a esta decisão, os referidos autarcas decidiram demonstrar "o seu desagrado com o Governo, afirmando a sua total solidariedade para com as Instituições da Zona Norte".
"A decisão de não começar a testar lares de idosos nos Distritos que registam mais casos de Covid-19 é imprudente, incompreensível e pode ser, em última instância, irreversível. Sabendo da escassez dos recursos disponíveis para o combate a esta pandemia, a CIM do Ave e os oito municípios que a constituem reconhecem o esforço e a dedicação do Governo de Portugal perante o panorama actual, mas apelam a uma resposta urgente e mais eficaz das Autoridades de Saúde nas zonas mais afectadas do País, combatendo o surto onde ele tem maior e mais dramática expressão", pode ler-se no mesmo comunicado.


Marcações: CIM do Ave, covid-19, Plano Preventivo do Governo

Imprimir Email