Covid-19: Ajuntamento de pessoas no monte das Senhoras do Monte leva Autarcas a lançar apelo: "Fiquem em casa!"

O espaço de lazer existente nas imediações da capela das Senhoras do Monte foi bastante movimentado no último fim-de-semana, obrigando as forças de segurança a dispersar as pessoas que espontaneamente ali se juntaram, após caminhadas pelos trilhos existentes naquele elevação montanhosa do Concelho de Guimarães.

O dever de recolhimento obrigatório está estabelecido na declaração de Estado de Emergência e é reforçado com o Estado de Emergência Municipal. O acesso à área de lazer está vedado.

Preocupados com a situação, os Autarcas da Comissão Social Inter-freguesias (CSIF) Sul Nascente lançaram um apelo à população no sentido de cumprirem as recomendações de distanciamento social, pedindo para ficarem em casa.  

Ouvido pelo Grupo Santiago, o Presidente da União de Freguesias de Conde e Gandarela esclareceu que, no passado fim-de-semana, os militares da GNR dirigiram-se ao local na sua acção de sensibilização, tendo o ajuntamento de pessoas sido dispersado. "Todos temos um papel importante no combate à propagação da pandemia", observou Flávio Freitas, realçando que "todos são chamados a ser agentes de saúde pública e agentes de protecção civil". 

"A forma de ajudarmos e respeitarmos o esforço de quem está na linha da frente a trabalhar no combate à covid-19 é evitar as deslocações desnecessárias", acrescentou, indicando que as juntas de freguesia daquela CSIF - Lordelo, Moreira de Cónegos, Serzedelo, Conde e Gandarela - fizeram o apelo conjunto. "As recomendações permitem sair de casa para deslocações que sejam essenciais. Cada um pode contribuir de uma maneira simples: permanecendo em casa", insistiu o Autarca, justificando que de uma maneira geral a população está consciente da importância do afastamento social. "Há quem não resista a uma caminhada num dia de sol, mas só pedimos que ela vontade seja adiada para outra ocasião, porque se toda a gente resolver caminhar ou correr... Não pode ser! Cada um tem de fazer a diferença!", acrescentou.

A declaração de estado de emergência estabelece restrições à circulação na via pública, sendo permitida por motivos de trabalho e em situações consideradas essenciais. É um imperativo de saúde pública como medida de combate à pandemia da covid-19.

As pessoas que desobedecerem a determinações do estado de emergência cometem um crime e incorrem numa pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, segundo o Código Penal.

 

 

 

Marcações: covid-19, monte das senhoras do monte

Imprimir Email