Covid-19: Câmara de Guimarães reforça rede de apoio social de emergência com 18 psicólogos



A Câmara Municipal de Guimarães reforçou a equipa de psicólogos da Rede de Apoio Social de Emergência, a fim de garantir apoio à população no âmbito da pandemia da Covid-19. Foi constituída uma rede de 18 psicólogos que actua à distância conferindo o suporte emocional, com reforço das orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para a auto-protecção e prevenção da propagação da pandemia, competindo-lhes igualmente realizar uma avaliação com base na sintomatologia evidenciada, por forma a proceder ao encaminhamento para outras respostas, refere o Município em comunicado.

O psicólogo é responsável por promover e contribuir para a adopção das recomendações da DGS, fazendo uma avaliação cuidadosa do risco, que tenha como princípio orientador a sua protecção, dos seus utentes e da comunidade em geral. Os psicólogos serão mobilizadores sociais cruciais na adopção de comportamentos protectores da Saúde Psicológica (e física) face à situação de crise provocada pelo Covid-19.

No âmbito da implementação de uma Rede de Apoio Social de Emergência, coordenada pela Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães, foram designados 11 Coordenadores Técnicos, um por Comissão Social InterFreguesia (CSIF), a quem compete recepcionar todas as sinalizações e pedidos de apoio referentes à área geográfica sobre a qual estão responsáveis, diligenciando para a sua resolução.

Nos casos em que os coordenadores de CSIF, ou outro técnico da área social, no decorrer dos contactos telefónicos que efectuam, percebam que poderá ser benéfico algum apoio psicológico e suporte emocional à distância deverão encaminhar as pessoas para cada um dos psicólogos da Equipa de Apoio Psicológico. Deste modo, garante-se o apoio psicológico a todos os que evidenciem fragilidade emocional ou perturbações do foro psiquiátrico, encaminhando os casos identificados como mais graves para estruturas de apoio preparadas para responder a estas situações, como sendo, a activação da linha 112 que procede ao encaminhamento para os Centros de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) e para os Serviços de Psiquiatria para a Intervenção em Crise dos Hospitais.

Nos casos em que se afigura necessária uma intervenção mais estruturada ao nível da Consulta de Psicologia Clínica, o Município conta também com o apoio da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, que disponibiliza a todos os que residem em Guimarães e em Braga, a Linha de Apoio Psicológico Covid-19 (253 144 420).


Marcações: covid-19, Rede de Apoio Social de Emergência , psicólogos

Imprimir Email