Covid-19: «Lei da rolha» proíbe Câmaras de divulgarem dados da doença

O Ministério da Saúde decidiu centralizar a divulgação dos dados referentes à incidência da Covid-19. Desta forma, o Ministério de Marta Temido impõe a «lei da rolha», impedindo que as câmaras municipais continuem a divulgar diariamente os dados concelhios como vinha acontecendo.
Trata-se de uma decisão incompreensível fundamentada na notória discrepância de dados que vinham sendo divulgados pelas câmaras municipais e a Direcção Geral de Saúde.

Os dados que as câmaras municipais divulgaram foram fornecidos pelos respectivos Agrupamentos de Centros de Saúde. Ou seja, dados reais que traduzem a evolução da pandemia por concelho. E esta informação que tem indiscutível interesse público deixa de ser disponibilizada aos órgãos de comunicação social. Com a decisão tomada, o Ministério da Saúde impede o direito a informar e dá um contributo lamentável para os boatos sobre uma questão demasiado importante como é a saúde pública por via da pandemia em que vivemos.
Espera-se que impere o bom senso e os dados concelhios sobre a Covid-19, voltam a ser divulgados o mais rapidamente possível.


Marcações: covid-19, lei da rolha

Imprimir Email