VÍDEO - Covid-19: Na frente da batalha contra o novo coronavírus em Guimarães - Parte II

"Se fosse fácil não era para nós. Juntos somos mais fortes!" é o lema do Serviço de Urgência do Hospital Senhora da Oliveira, agora adaptado para acolher os doentes suspeitos e infectados com Covid-19, num espaço separado e demarcado do acolhimento destinado aos restantes.

Não se entra sem protecção reforçada na Urgência dedicada à infecção, um sofisticado hospital de campanha instalado num parque de estacionamento, onde foram criados espaços para atendimento individual, com pressão negativa, técnica de isolamento usada para prevenir contaminações. 

Sente-se tranquilidade e limpeza. E os profissionais de saúde já se adaptaram ao novo vestuário, surgindo diante de nós com material de protecção individual que nos permite comunicar e tentar perceber a expressão do olhar. 

Se a urgência é a frente da batalha contra o novo coronavírus em Guimarães. A zona de internamento é uma espécie de castelo, onde já estão recolhidos os casos mais graves. Outrora muito movimentados, os longos corredores parecem tomados pelo silêncio, interrompido por quem tem absoluta necessidade de circular.

Na área dedicada aos Cuidados Intensivos, os gestos das mãos substituem os sorrisos escondidos pelas máscaras e cógulas que não permitem ver o rosto de quem luta com o saber, com os recursos disponíveis, com o esforço e a abnegação para salvar vidas.

A esperança e a confiança são também armas para derrotar o inimigo que ataca sem regras, mas que enfrenta o poder da união que ajuda todos os heróis desta batalha a superar os seus limites.

Imprimir Email