VÍDEO - Covid-19: Centro de Acolhimento Temporário na Cercigui é um refúgio para os sem abrigo

É nas instalações da Cercigui que está instalado o Centro de Acolhimento Temporário para os sem abrigo de Guimarães. Estão neste momento preenchidas oito das 17 camas disponíveis para responder a eventuais situações de quarentena destinadas a pessoas sem habitação regular. A capacidade de alojamento pode ainda ser aumentada em função das necessidades. Este é um trabalho que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Cruz Vermelha e a Cercigui que cedeu as instalações.

O espaço preparado pelo Município estimula novas relações, sendo que este isolamento profiláctico tem o intuito de "proteger vidas", segundo a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.

Em tempo de quarentena e isolamento social, há regras para cumprir. Sem grande custo, sem demasiado esforço, Armando Guimarães explica que quem entra no Centro de Acolhimento Temporário não pode sair.

Ainda no âmbito das medidas de apoio aos sem-abrigo, é garantido pela Cantina Social o fornecimento das refeições principais em modo takeaway por voluntários. Após servir a refeição, as voluntárias Anabela Dias e Sofia Macedo defendem que este é um momento importante para "ajudar quem precisa".

Televisão, Netflix, actividades físicas e artísticas... O tempo vai passando no "albergue" do Centro de Acolhimento Temporário para os sem abrigo, que amanhã, terça-feira, vai receber mais um utente.

segunda, 13 abril 2020 16:30 em Sociedade

Marcações: Centro de Acolhimento Temporário

Imprimir