Faleceu Santos Simões presidente da Sociedade Martins Sarmento

Faleceu Joaquim Santos Simões. Santos Simões era presidente da Direcção da Sociedade Martins Sarmento e faleceu esta manha vítima de doença prolongada. Santos Simões era natural de Espinhal, concelho de Penela, distrito de Coimbra e tinha 78 anos. Santos Simões chegou a Guimarães em 1957 para leccionar na então escola Industrial e Comercial de Guimarães onde viria a ser Presidente do Conselho Directivo. Santos Simões exerceu ainda actividade docente no Colégio Egas Moniz e na Escola do Magistério. Santos Simões foi também membro da Comissão Instaladora da Universidade do Minho e membro do seu Senado.
Em Guimarães, Santos Simões viria a desempenhar importante actividade
associativa ligada a diversas instituições vimaranenses.
Para além do cargo de Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Santos Simões era actualmente Presidente da Assembleia Geral do Círculo de Arte e Recreio e do Cine Clube. Duas instituições a que Santos Simões deu forte e decisivo impulso. Santos Simões desempenhou ainda funções na Cercigui, criou o grupo de Teatro de Ensaio Raúl Brandão do Círculo de Arte e Recreio.
Em termos políticos, Santos Simões foi candidato a deputado à Assembleia Nacional pelo MDP-CDE, tendo sido também deputado na Assembleia Municipal da Guimarães.
Em termos literários, publicou muitas obras desde 1952, com destaque para poemas, ensaios sobre educação e peças de teatro.
E foi naturalmente devido à sua intensa actividade que em 1991 o Município de Guimarães atribuiu a Santos Simões a Medalha da Cidade em ouro, a mais alta distinção Municipal.
O médico Gama Brandão privou muito perto com Santos Simões de quem
era particular amigo. Reagindo à notícia da morte do Presidente da
Sociedade Martins Sarmento, Gama Brandão fala de uma perda irreparável para Guimarães.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email