Covid-19: Câmara de Guimarães aprovou protocolo para testar utentes e profissionais dos lares

O Executivo Municipal de Guimarães aprovou esta segunda-feira um protocolo de colaboração a celebrar entre a Câmara, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital da Senhora da Oliveira para a testagem da população sénior residente em lares e instituições do Concelho.
A oposição defendia um acordo com um laboratório que garantisse testar com urgência, no prazo de duas semanas utentes e funcionários dos lares. A proposta acabou aprovada por unanimidade mas André Coelho Lima ressalvou a premissa do apoio.,

"Acabamos por aprovar a proposta a partir do momento que o Presidente de Câmara assegurou que este protocolo um meio tão eficaz quanto a contratação de um laboratório. Sei que com a contratação de um laboratóiro esse trabalho era feito em duas semanas, mas o que interessa é que a testagem seja feita com a mesma celeridade. Já se for em três semanas, já não é a mesma coisa", afirmou o Vereador do PSD garnatindo que "nesta matéria a Câmara têm o nosso conforto total".

O vereador António Monteiro de Castro também se referiu ao assunto para deixar "claro" que têm havido a "sorte" de não termos tido "acidentes" com uma questão "garve" como é a falta de testagem dos idosos dos lares.
"Não se verifica uma vontade explícita da Câmara de proceder a testes generalizados aos utentes dos lares", na certeza de que muitos municípios recorreram a laboratórios para resolver essa dificuldade.
"Até este momento a Câmara não manifestou essa vontade explicita e categória de salvaguarda de um risco enorme com o qual nos confrontamos a propsoito de concentração de pessoas de risco e confinados a um espaço limitado como são os idosos que residem em lares", afirmou o Vereador do CDS. Para Monteiro de Castro fica ainda claro que "não existe vontade de gastar 300 ou 400 mil euros" para equacionar esse problema.

Na discussão da proposta, o Presidente da Câmara reiterou que até hoje não ficaram por fazer testes por indisponibilidade financeira. Domingos Bragança, salientou que têm sido feitos milhares de testes em Guimarães, número que "tripicou na última semana". Agora que já existem mais recursos, não apenas testes mas também zaragatoas e reagentes, vai avançar o plano de testagem em todos os lares. A vice-presidente da Câmara, Adelina Paula Pinto, afirmou no final da reunião, em declarações aos jornalistas, que as autoridades de saúde vão determinar a forma como esse plano de testagem vai ser executado.
"Neste momento temos condições para nos sentarmos e desejar um plano que envolva o ACES do Alto Ave, a ARS Norte, o Hospital e a Segurança Social, entidades responsáveis por esta matéria, e sempre que não houver cobertura por parte destas entidades, a Câmara têm capacidade, até por força deste protocolo, de fazer estes testes diários", realçou.

Até este momento foram testados todos os utentes e profissionais do lar de S. Francisco onde foram confirmados casos positivos e morreu um utente com Covid-19. A Câmara garante que foram também realizados todos os testes urgentes que se revelaram necessários nos lares de Guimarães. A vice Presidente da Câmara afirmou ainda que devido há existência de dois casos positivos na Residência Lar CliHotel, todos os seus utentes e profissionais serão testados até amanhã, terça-feira.


Marcações: Executivo Municipal, covid-19, testes, utentes e profissionais

Imprimir Email