VÍDEO - Covid-19: Casal de Guimarães fabrica máscaras em casa para oferecer e não faltam 'encomendas'

Eduardo Costa e Carmo Oliveira estão em isolamento voluntário e ajudam sem saírem de casa no combate à propagação do novo coronavírus. O casal residente na freguesia de Mesão Frio não poupa esforços, passando os dias a dar resposta às inúmeras solicitações de particulares e de instituições sociais.

Uma centena de máscaras faciais são confeccionadas diariamente com a preciosa ajuda da máquina de costura doméstica. O dinamismo do casal incentivou outras pessoas a colaborarem na iniciativa solidária.

Os artigos não são comercializados, não passaram pelos processos de certificação. Carmo e Eduardo partilham o que sabem, com os recursos que dispõem, tendo transformado a cozinha da casa onde residem numa espécie de oficina.

O casal está em isolamento voluntário: ela é doente de risco e ele artesão, especializado na criação de arranjos florais com uma curiosa técnica em que utiliza missangas, madeiras e fios de cobre. 

Com as feiras canceladas e o recolhimento obrigatório, ambos não ficaram indiferentes à urgência de evitar a propagação da pandemia. Fazem máscaras faciais que podem ser reutilizadas vezes sem conta, recomendando a todas as pessoas uma boa lavagem com água e sabão e após ficarem secas a necessária passagem a ferro.

Há várias semanas que estas máscaras caseiras e artesanais são as armas de muitas pessoas na protecção do rosto e no combate ao vírus ameaçador.

quinta, 23 abril 2020 20:20 em Sociedade

Imprimir