VÍDEO - Covid-19: Vida confinada protege utentes do lar do C.S. de S. Clemente de Sande

Em S. Clemente de Sande a vida dos utentes do Lar do Centro Social é, por estes dias, igual à de todos os utentes de instituições congéneres. Uma vida confinada, resumida a quatro paredes, sem actividades e privada da visita de familiares. Uma realidade imposta pelo novo coronavírus que originou mudanças radicais na vida dos idosos. 

O Lar do Centro Social de S. Clemente de Sande tem 30 utentes que há mais de um mês estão privados de vida exterior. Uma mudança de paradigma que exige mais atenção e novas abordagens dos profissionais da instituição.

Para além dos utentes do lar, o Centro Social de S. Clemente de Sande assegura apoio domiciliário a 10 pessoas. As valências do centro de dia e creche estão encerradas por força do estado de emergência em que vivemos. A Presidente da instituição não tem dúvidas de que a saúde e a vida dos utentes e profissionais tem de ser a prioridade. Mas a consequência financeira dos novos tempos que vivemos tem e terá reflexos na vida das instituições.

Para a luta contra a Covid-19 todos estamos convocados. Mas na única linha que existe para proteger a saúde e a vida dos utentes do lar, os profissionais da instituição merecem o elogio pela função fundamental que desempenham.

Até ao momento não há registo de infectados na instituição e sempre que um utente tem de receber assistência fora das instalações, no regresso cumpre uma quarentena.
Apesar da complexidade da situação em que vivemos, todos acreditamos que «tudo vai ficar bem». Mas a verdade é que no pós Covid-19, nada será igual. Com a certeza de que teremos de passar a viver mais protegidos, os tempos que vivemos hoje são o prenúncio e um ensinamento para a vida que nos reserva o futuro.

Marcações: covid-19, Centro Social de S. Clemente de Sande

Imprimir Email