BE questiona Governo sobre situação laboral na Somelos Mix - Fios Têxteis SA



O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a situação laboral no Grupo Somelos, em Guimarães, e pede intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho para assegurar os direitos dos trabalhadores. Em causa estão alegados atrasos nos pagamentos de salários e o também alegado não cumprimento das regras de saúde e segurança no trabalho.
No documento entregue na Assembleia da República, os deputados do Bloco de Esquerda afirmam que “os atrasos nos pagamentos de salários no Grupo Somelos são recorrentes”.
“Na Somelos Tecidos S.A. os salários do mês de Março foram pagos apenas a parte dos trabalhadores e que, no início do ano, verificou-se também incumprimentos nos pagamentos de salários na Somelos Mix – Fios Têxteis, S.A.”, referem os deputados.
O Bloco de Esquerda salienta ainda que “os trabalhadores queixam-se que a empresa não cumpre as regras de saúde e segurança emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, como distanciamento social, higienização dos espaços e disponibilização de álcool gel, e que está a aproveitar este período de crise pandémica para exercer pressão sobre os trabalhadores para rescisões dos contratos e ameaça com despedimentos”.
Segundo o Bloco de Esquerda, “a situação está a gerar grande apreensão entre os trabalhadores e trabalhadoras, por sentirem que o posto de trabalho está ameaçado”.
“Este agravamento das condições sociais destas famílias pode gerar uma crise social grave, pelo que se exige intervenção urgente do Governo e da Autoridade para as Condições do Trabalho para proteger os direitos dos trabalhadores, garantindo a liquidação dos pagamento dos salários em atraso e afastar estratégias que visam descartar os trabalhadores”, conclui o Bloco de Esquerda.


domingo, 26 abril 2020 15:59 em Sociedade

Marcações: BE , Assembleia da República , Somelos Mix – Fios Têxteis, S.A.

Imprimir