Covid-19: Rede de Apoio Psicológico de Guimarães realizou 110 atendimentos



A Rede de Apoio Psicológico para resolver problemas de isolamento social em Guimarães já realizou 110 atendimentos.
A referida rede dispõe de técnicos do Município distribuídos pelas 11 Comissões Sociais Inter-Freguesias do Concelho, que corresponde à primeira linha de atendimento aos pedidos de apoio, efectuando e agilizando posteriormente os serviços e recursos necessários às respostas a prover.
Na observação da necessidade de apoio por parte do Psicólogo, resultante da verificação dos critérios previamente definidos de acordo com as orientações internas e no respeito às indicações da Ordem dos Psicólogos, o técnico da rede de emergência encaminha para o técnico de Psicologia que está afecto à respectiva comissão social inter-freguesias.

Sintomatologia de humor deprimido e de ansiedade, sensação de isolamento e desespero, dificuldades na gestão de rotinas novas e da acumulação da tarefa de cuidador com as já habituais (quer seja de menores ou de idosos), dificuldades na gestão de processos de luto e de doença própria estão na base das problemáticas detectadas e que estão a ser devidamente acompanhados através de sugestões e estratégias devidamente elencadas.

A Rede dispõe de 18 psicólogos: cinco técnicos municipais, aos quais se juntaram 12 psicólogos provenientes dos agrupamentos de escolas e uma voluntária de uma instituição privada, todos em regime de voluntariado.
As consultas ocorrem por atendimento telefónico.Esta rede articula ainda, quando necessário, com os Serviços de Psicologia do Hospital Senhora da Oliveira, da Associação de Psicologia da Universidade do Minho e dos serviços de medicina P5 da Universidade do Minho.


Marcações: atendimento, covid-19, Rede de Apoio Psicológico

Imprimir Email