Covid-19: Pedidos de ajuda aos serviços de Acção Social de Guimarães não param de aumentar



Desde meados de Março e no âmbito da pandemia têm aumentado em Guimarães os pedidos de apoios do Subsídio Municipal ao Arrendamento. A revelação foi feita pela vereadora da Acção Social da Câmara Municipal em declarações aos jornalistas no final da reunião do executivo Municipal. Paula Oliveira revelou que desde Março foram apresentadas mais de 70 candidaturas ao referido apoio. A este ritmo de solicitações o Executivo Municipal aprovou, por unanimide, um reforço da verba a atribuir à Casfig no valor de 100 mil euros.

A proposta foi aprovada por unanimidade mas o vereador do CDS-PP lamentou a falta de fundamentação concreta da proposta.
"Parece-nos pouco consistente fundamentar a proposta na convicção de que será necessário o reforço da verba", afirmou.
"O que seria razoável era que mediante a informação que os serviços da Casfig vão recolhendo na preparação das candidaturas, com o número de famílias que é necessário socorrer, pedir uma verba para um determinado período de tempo e não uma verba «fria e desapaixonada» do género pega lá 100 mil euros por conta", acrescentou.

De acordo com a vereadora Paula Oliveira não são só os pedidos de apoio de Subsídio Municipal ao Arrendamento que estão a aumentar.
"O pedido de ajuda alimentar também aumentou que vai traduzir-se num reforço do programa alimentar. Também aumentou o pedido de atribuição de cabazes", afirmou.

Segundo Paula Oliveira, para além dos 214 beneficiários directos, acrescem os apoios no âmbito do consórcio alimentar, havendo 104 famílias apoiadas pela Fraterna. Em termos de apoio alimentar soma ainda o que é prestado pelas cantinas sociais, a cantina escolar que apoia os alunos do escalão A e funciona também em regime take away que presta apoio no dia em que são sinalizadas as famílias carenciadas pela rede de emergência.


Marcações: Acção Social, Executivo Municipal, Fraterna, Casfig

Imprimir Email