Covid-19: Testagem dos funcionários das creches de Guimarães começa esta segunda-feira



A testagem ao Covid-a19 dos funcionários das creches de Guimarães começa esta segunda-feira.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que no âmbito do plano de regresso à normalidade definido pelo Governo, as creches reabrem no próximo dia 18 e, nesse sentido, o Município, em articulação com o Ministério da Segurança Social, assume a realização de testes de rastreio à Covid-19 para todos os colaboradores, pessoal docente e não docente.
No total são cerca de 450 colaboradores em representação de 39 instituições que vão ser testados.
Os testes vão decorrer nas instalações da sede Pro-Child, antigo edifício de Cybercentro, no Complexo Multifuncional de Couros.

A Direcção Geral de Saúde, entretanto, já anunciou algumas medidas de prevenção no âmbito do funcionamento das creches como a garantia de substituição de funcionários doentes, não utilização de sistemas de ar condicionado em sistema de recirculação, existência de um dispensador de gel desinfectante por sala, encerramento de espaços não utilizados, arejamento dos espaços com abertura de portas e janelas, rigor na higiene de todos os espaços, com reforço de acções de limpeza e descontaminação, incluindo limpeza de mesas e cadeiras entre turnos nas cantinas, divisão de turmas tornando-as mais pequenas, o material didáctico não deve ser partilhado entre as crianças, os brinquedos pessoais ficam em casa.

Entretanto, os pais devem disponibilizar calçado para uso exclusivo no interior das creches e não podem entrar nas creches, devendo a entrega e recepção das crianças ser feita de forma individual. No caso do transporte das crianças em viaturas disponibilizadas pelas creches, ou empresas prestadoras desse tipo de serviço, serão aplicadas as mesmas regras em vigor para os transportes públicos.

No âmbito da realização de testes de rastreio à Covid-19, o Município de Guimarães já concluiu os testes a todos os funcionários dos lares de idosos e está na fase derradeira da realização dos testes a todos os utentes dos lares, através do protocolo de colaboração com Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira.

domingo, 10 maio 2020 14:42 em Sociedade

Marcações: funcionários, covid-19, testes, testagem , creches

Imprimir