VÍDEO - Covid-19: Quase todos os cemitérios reabriram em Guimarães com restrições

Com medidas restritivas devido à pandemia, quase todos os cemitérios das freguesias de Guimarães reabriram ao público.

No âmbito do plano de desconfinamento, o uso de máscara é obrigatório, está limitado o número de pessoas que podem estar em simultâneo no interior do cemitério e é proibido partilhar os materiais de limpeza. Em Urgeses, a sensibilização para o cumprimento do distanciamento social e as recomendações de higiene e segurança são feitas logo à entrada do cemitério.

Numa ronda por algumas freguesias do concelho, este domingo, é possível constatar a reabertura dos cemitérios das freguesias, com as restrições e recomendações bem visíveis.

Em Pinheiro, depois da limpeza e desinfestação do espaço, a Junta de Freguesia retirou vassouras e baldes que facultava à população. Apela-se ao sentido de dever cívico de todos em nome da segurança e da saúde.

O mesmo acontece em Tabuadelo, onde a reabertura do cemitério proporciona também um sinal de esperança.

Em Matamá, na freguesia de Infantas, o pequeno cemitério está aberto este domingo, com os condicionamentos impostos pelo plano de desconfinamento...

Uma das excepções é Polvoreira, em que a reabertura está agendada para o próximo dia 18 de Maio.

Contactado pelo Grupo Santiago, o Presidente da Junta justificou que durante a próxima semana terão continuidade as operações de desinfestações e limpezas profundas em todo o espaço. Um trabalho que já foi iniciado, ficando o apelo para que todos aqueles que pretendam efectuar trabalhos de manutenção nas sepulturas comuniquem a sua intenção aos serviços da junta de Polvoreira.

Os dois cemitérios municipais também já reabriram, com condicionamentos, passando a funcionar de segunda-feira a sábado, das 08h30 às 17h00, estando encerrados ao domingo.

Apesar desta determinação, houve quem esta manhã tivesse rumado aos cemitérios de Monchique e da Atouguia para prestar homenagem aos seus entes queridos. As portas estavam encerradas, voltando a reabrir amanhã. 

É obrigatório o uso de máscara e é limitado o acesso: no cemitério de Monchique 20 pessoas e no cemitério de Atouguia 30 pessoas; é proibida a partilha de materiais de limpeza; e o exigido o distanciamento social de 4 metros no mínimo.

Nos funerais, está permitida a presença de 15 pessoas e será aberta da capela e espaço multirreligioso para a realização das respectivas cerimónias.

domingo, 10 maio 2020 15:54 em Sociedade

Marcações: Polvoreira, Urgezes, Pinheiro, Cemitério de Monchique, Tabuadelo, Matamá, cemitérios, Atouguia, reabertura, covid-19, medidas restritivas, desconfinamento

Imprimir