GATIL Simãozinho celebra 11 anos de existência

O Gatil Simãozinho comemora esta quarta-feira 11 anos de existência no Agrupamento de Escolas Santos Simões. É um projecto escolar que devido à pandemia e à suspensão das actividades presenciais está a mobilizar redobrados cuidados.

"O Kikinho é o gatinho mais velho, está aqui desde que o gatil nasceu, há 11 anos, no dia 13 de Maio". É assim que a professora Luísa Veiga, numa das suas pausas da leccionação à distância, apresenta uma das mascotes da casa de abrigo, onde os cuidados de higiene e alimentação não sofreram alterações desde que a crise sanitária obrigou ao confinamento.

"Eles agora estranham a ausência dos meninos, porque logo pela manhã eles apareciam aqui com os miminhos e carinhos... Agora nota-se que estão a pedir mais mimo", acrescenta, rodeada pelos gatos e são já meia centena que dão corpo e alma ao projecto Simãozinho, apontando para a Flor, "a gatinha que foi queimada e acolhida".

Inevitavelmente, a pandemia causou mudanças no quotidiano deste espaço e a suspensão das actividades presenciais está a mobilizar redobrados cuidados no funcionamento deste projecto especial da Escola Santos Simões.

O Director Agrupamento Santos Simões realça a importância deste "projecto diferenciador e único no País" que proporciona aprendizagens e desenvolvimento de competências nos domínios dos cuidados e defesa dos direitos dos animais. Benjamim Sampaio destaca o envolvimento da comunidade escolar na dinamização de diversas actividades que têm permitido o funcionamento deste espaço em que é fortalecido o convívio saudável entre alunos e animais.

Marcações: Gatil Simãozinho

Imprimir Email