VÍDEO: Desconfinamento em Guimarães: Esplanadas mais amplas, restaurantes de portas abertas e creches com poucas crianças

Começou a nova fase do plano de desconfinamento. Os estabelecimentos de Restauração e Bebidas reabriram as suas portas, podendo servir os clientes no interior dos espaços, com normas de segurança e higiene reforçadas e lotação máxima reduzida a metade. 

Em Guimarães, já é possível utilizar as esplanadas e o Executivo Municipal aprovou o aumento das áreas permitidas para ocupação do espaço e a isenção do pagamento das taxas. Há um guião de boas práticas para o setor da restauração e similares, sendo obrigatória a desinfecção das mãos à entrada dos estabelecimentos, o distanciamento físico de dois metros no mínimo entre pessoas que não pertençam à mesma família...

É um regresso gradual, adaptado à nova realidade, para que o convívio não deixe de ser estimulado e a actividade económica não pare..

As creches retomaram as suas atividades, mas o apoio à família, para os país que fiquem a cuidar dos filhos, mantém-se até ao final do mês de maio. Em Guimarães, foi reduzida a afluência a este tipo de serviço, com a maioria dos pais a preferir cuidar dos filhos.

No Infantário Nuno Simões, regressaram 11 das oito dezenas de crianças. O número de crianças por sala é reduzido de forma a que seja maximizado o distanciamento entre as mesmas” sem que o funcionamento das atividades seja comprometido.

No Lar de Santa Estefânia, só 20 por cento das crianças voltaram à creche.

Como mandam as normas, todos os funcionários do espaço usam máscara cirúrgica de forma adequada

Apesar das crianças serem divididas, em grupos com números limitados, o calçado é deixado à porta “nas salas em que as crianças se sentam ou deitam no chão.

Foi solicitado aos encarregados de educação calçado extra, sendo este exclusivo à creches, evitando trazer germes de fora do espaço.

Foram retomadas as aulas presenciais dos 11º e 12º anos de escolaridade, para frequência das disciplinas com exame nacional de acesso ao ensino superior. Os alunos têm a obrigatoriedade de usar máscara e desinfectar as mãos à entrada dos estabelecimentos, sendo orientados por funcionários que verificam o cumprimento das normas.

No plano cultural, neste Dia Internacional dos Museus, o Paço dos Duques de Bragança reabriu, exibindo ao público uma nova loja, tendo o tempo de confinamento sido aproveitado para algumas remodelações. Apesar das restrições, o palácio e o Castelo já tiveram visitantes, sendo os  percurso e os procedimentos de visita serão diferentes dos habituais.

segunda, 18 maio 2020 16:12 em Sociedade

Marcações: Guimarães, restauração, reabertura, covid-19, creches, desconfinamento

Imprimir