Missas ao ar livre no Santuário da Penha a partir deste sábado

Na Penha a partir deste sábado há missas ao ar livre, aos sábados e domingos às 16h00. Para participar é necessário respeitar o afastamento entre pessoas, com uma distância mínima de dois metros.

As celebrações serão adaptadas à situação actual, registando várias mudanças que serão devidamente esclarecidas pelo presidente da celebração. Os sacristãos, acólitos e outros colaboradores estarão equipados com máscaras e luvas descartáveis para manusear e limpar os utensílios litúrgicos. Os vasos sagrados e as oferendas não serão tocados por ninguém além do sacerdote e do diácono. Estes devem também desinfectar as mãos antes do ofertório e os ministros extraordinários da comunhão devem fazê-lo antes de a distribuir – algo que só podem fazer com o uso de máscara.

O momento da comunhão está ainda rodeado de outras regras, sendo que os fiéis devem, na procissão para a comunhão, continuar a respeitar o distanciamento aconselhado e a higienização das mãos.

Os responsáveis da Irmandade da Penha relembram que em tempos de pandemia não se podem responsabilizar por possíveis contactos, apelando ao cumprimento rigoroso das recomendações para salvaguarda da saúde de todos.


sexta, 29 maio 2020 18:53 em Sociedade

Marcações: Santuário da Penha, missas ao ar livre

Imprimir