Governo anunciou medidas da terceira fase de desconfinamento



O Conselho de Ministros reuniu-se para tomar decisões relativamente à terceira fase de desconfinamento, tendo decidido manter o estado de calamidade em todo o País.

De acordo com as decisões tomadas pelo Governo, os centros comerciais reabrem segunda-feira, com excepção dos de Lisboa.
No comércio e na restauração, as lojas com área superior a 400 m2 e as lojas e restaurantes dentro de centros comerciais podem reabrir segunda-feira com o fim do distanciamento social desde que se mantenha o distanciamento mínimo de um metro e meio. Os clientes na restauração deverão ser separados por barreiras impermeáveis de acrílico para evitar a propagação de gotículas.

Quanto às empresas, o teletrabalho deve ser desfasado e com equipas em espelho, mas deverá ser obrigatório para imunodeprimidos, pessoas com deficiência superior a 60% e pais de filhos menores de 12 anos e/ou com deficiência.
Os ginásios podem reabrir segunda-feira de acordo com normas definidas pela Direcção-Geral de Saúde.
As lojas de cidadãos reabrem também segunda-feira com serviços por marcação prévia e uso obrigatória de máscara.

O ensino pré-escolar reabre segunda-feira, mas o ATL's (Atividades de Tempos Livres), apenas reabrem a 15 de Junho.
O sector da cultura, cinemas, teatros, salas de espetáculos e auditórios podem voltar à actividade normal a partir de segunda-feira, respeitando as normas da Direcção-Geral de Saúde.


Marcações: desconfinamento, terceira fase

Imprimir Email