Vídeo promocional do comércio tradicional de Guimarães provoca polémica



O Executivo Municipal aprovou a atribuição de um subsídio de 15 mil euros à Associação do Comércio Tradicional de Guimarães. Uma verba destinada a comparticipar nos investimentos realizados com vista à reabertura, em segurança, dos espaços comerciais. A proposta foi aprovada por unanimidade mas o vereador do PSD, André Coelho Lima aproveitou para criticar o conteúdo de um vídeo promocional das compras feitas no comércio tradicional, explicando a razão pela qual não participaria no vídeo se fosse convidado.

"Temos devemos saber distinguir aqueles que são os momentos institucionais e aqueles em que é suposto que apareçam os nossos agentes políticos e momentos que possam ser confundidos com actos promocionais partidários. E distinguir também a participação do Presidente de Câmara de todos os outros vereadores da vereação socialista que apareceram no vídeo porque o Presidente de Câmara é ele próprio uma instituição, agora aparecer apenas um conjunto de vereadores apenas do PS, acompanhados até do chefe de gabinete, enfim, que é o ridículo máximo, temos que perceber que é necessário não ultrapassar certos limites".

Na sua intervenção recordou António Magalhães quando dizia que "muitas vezes o ridículo mata e é uma frase que se aplica nesta situação", acrescentando que o momento era para "o povo aparecer e não os políticos, da maioria ou da oposição".
Confrontado com estas afirmações, o Presidente da Câmara disse que a sua participação teve apenas em vista satisfazer um pedido, insistente, da ACTG para promover o comércio local.
"Se tivesse tido a percepção que teve o Vereador André Coelho Lima não tinha participado nesse vídeo", salientou
"Não preciso dessa promoção e não faz parte da minha personalidade e do meu modo de estar. Não vou nessas questão de aparência, se quiser aparecer nos meios mediáticos tenho essa possibilidade. Faço-o quando entendo que devo estar, quando é essencial para Guimarães e para defender as nossas pessoas, caso contrário delego nos nossos vereadores", concluiu.

Entretanto a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães emitiu um comunicado onde lamenta que o vereador do PSD, André Coelho Lima, "aproveite este momento dramático que atinge todos os portugueses para fazer chicana política", considerando que em política nem tudo pode ser "válido. Devemos ter alguma higiene mental para bem de todos", lê-se no comunicado.

No mesmo documento, a ACTG "lamenta profundamente que o Sr. Presidente da Câmara de Guimarães e outras individualidades autárquicas, tenham sido acusados de “oportunismo político”, mesmo sabendo que o vídeo foi realizado por um associado da Associação e só após muita insistência da Direcção, as referidas individualidades decidiram colaborar atendendo às razões apresentadas na altura: defesa do comércio de rua e transmitir confiança aos vimaranenses de que era seguro frequentar o comércio de rua, quando este está a cumprir todas as normas dimanadas da Direcção Geral de Saúde".


terça, 02 junho 2020 15:15 em Sociedade

Marcações: Video, André Coelho Lima, ACTG

Imprimir