Avepark pode receber supercomputador da UE destinado ao Minho



O Avepark pode vir a receber o supercomputador – o Minho Advanced Computing Centre (MACC) que a União Europeia decidiu instalar no Minho. Essa foi uma possibilidade admitida esta sexta-feira na reunião do Conselho Consultivo por António Cunha, que lidera o Gabinete de Crise para a Transição Económica criado pela Câmara Municipal de Guimarães.

A confirmar-se essa instalação, "seria um projecto âncora que permitiria alavancar o Avepark para uma nova fase da sua actividade".
Ao todo, a UE vai investir em oito novos supercomputadores e que vão estar distribuídos por um igual número de regiões. O objectivo é usar estas máquinas de alta computação em novos projectos de investigação.

"Os supercomputadores já estão no centro dos principais progressos e inovações em muitas áreas que afectam o quotidiano dos cidadãos europeus. Podem ajudar-nos a desenvolver uma medicina personalizada, poupar energia e lutar contra as alterações climáticas de forma mais eficiente. (…) Isto são boas notícias, porque a Europa é líder mundial em ciência. Portugal tem todo o potencial para liderar a corrida aos supercomputadores na Europa, dadas as capacidades científicas e de engenharia dos seus investigadores, infraestruturas e indústria”, diz em comunicado Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação".

Com este investimento de 840 milhões de euros, a Europa tenta ganhar posição na área da supercomputação e que nos próximos anos promete tornar-se importante enquanto factor de desenvolvimento da economia.

Além do Minho, os outros supercomputadores vão ficar instalados em Sófia (Bulgária), Ostrava (República Checa), Kajaani (Finlândia), Bolonha (Itália), Bissen (Luxemburgo), Maribor (Eslovénia) e Barcelona (Espanha). 


sexta, 05 junho 2020 19:01 em Sociedade

Marcações: Avepark, supercomputador

Imprimir