Greve nos CTT esta sexta-feira contra pagamento de subsídio de alimentação através de cartão de refeição

Os sindicatos dos CTT voltaram a convocar uma greve para esta sexta-feira, pelos mesmos motivos que o tinham feito a 29 de maio. Esta greve abrange ambas as redes da empresa: a rede de distribuição postal assegurada pelos carteiros e a rede de atendimento nas Lojas CTT. Não abrange a rede de Postos de Correio explorados por parceiros dos CTT, como por exemplo nas juntas de freguesia.

Os trabalhadores dos CTT não aceitam a proposta de atribuição de um cartão de refeição como forma de pagamento do subsídio de alimentação, substituindo, assim, o pagamento no vencimento mensal por transferência bancária.

Numa altura em que vivemos em pandemia, têm-se registado muitas reclamações sobre atrasos na distribuição de correspondência. Samuel Vieira, da Comissão de Trabalhadores, fala de uma situação que evidencia a falta de recursos humanos depois da empresa ter dispensado cerca de um milhar de trabalhadores.

A administração dos CTT reagiu em comunicado, citado pelo Jornal Económico, dizendo que “respeitam inequivocamente o direto à greve consignado na Constituição da República, mas lamentam e não compreendem a razão da greve convocada para sexta feira”. Acrescentam que “a decisão de pagamento do subsídio de refeição através de cartão-refeição aos colaboradores que ainda não tinham optado por essa via, surge como uma de dezenas de medidas concebidas para reagir à quebra de proveitos e defesa da sustentabilidade da empresa”.

sexta, 12 junho 2020 08:23 em Sociedade

Marcações: greve, CTT

Imprimir