Vimaranense ofereceu mil broas de pão para distribuir pelos devotos de Santo António

A tradição cumpriu-se esta manhã em Guimarães. A distribuição do «Pão dos Pobres» realizou-se na igreja de São Domingos, onde a imagem de Santo António é venerada.

No final da missa das 8h00, por iniciativa da Irmandade de Santo António, instituição fundada em 1702, os devotos receberam «a bola à feita».

Este ano, a distribuição decorreu no interior da igreja, com a verificação de regras de segurança e protecção, sendo zelado o necessário distanciamento físico entre os participantes.

O Juiz da Irmandade revelou que a Instituição recebeu o donativo de mil broas de pão, oferecidos por uma vimaranense, devota de Santo António, agradecendo a generosidade da benfeitora que pediu anonimato. João Santos sublinhou o simbolismo desta dádiva "por graças recebidas", indicando que esse donativo permitiu concretizar a iniciativa que todos os anos honra a devoção a Santo António que está muito enraizada em Guimarães.

Durante a missa, o pároco de São Paio, José Antunes, recordou a história do Pão de Santo António. "António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham que comer: 'os pães tinham sido roubados'. Foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tantos que foram distribuídos aos frades e aos pobres que visitavam o convento. A partir de acontecimentos como este, espalhou-se por todo o mundo o costume de colocar nas igrejas uma caixa para esmolas do «Pão dos Pobres»".

Fazendo alusão aos milagres por intercessão de Santo António evocados ao longo dos séculos, o sacerdote mencionou os acontecimentos ocorridos em Toulon, França, em Março de 1890, quando Luísa Bouffier não conseguia abrir a porta da sua loja. "Chamou um serralheiro que, depois de muitas tentativas infrutíferas, preparava-se para arrombar a porta. Porém, Luísa prometeu dar pão aos pobres se conseguisse, após nova tentativa, abrir a porta da sua loja, o que veio a acontecer. A proprietária colocou uma imagem do santo na sua loja e uma caixa onde recolhia esmolas para, com elas, comprar pão para os pobres. O mesmo verificou-se nas igrejas", lembrou, assinalando que a notícia espalhou-se no final do século XIX pela Europa, chegando a Portugal e a Guimarães.

O Padre José Antunes referiu que o Pão de Santo António, na igreja de São Domingos, remontará a 1920. "Junto ao quadro milagroso de Santo António, do lado esquerdo de quem entra, uma caixa de esmolas antiquíssima, com uma pintura de Santo António, ali permanece recordando aos fiéis e peregrinos o dever de ajudar os irmãos mais desfavorecidos, podendo aí deixar o seu contributo para o «Pão dos Pobres» de Santo António.

Marcações: Guimarães, Irmandade de Santo António, Santo António, distribuição de pão

Imprimir Email