Senhora da Lapinha vai fazer périplo da Ronda transportada em viatura dos Bombeiros de Guimarães

A peregrinação da Ronda da Lapinha está cancelada devido à pandemia da Covid-19. Mas, no próximo domingo à tarde, a manifestação de fé será simbolicamente assinalada com a imagem da Virgem a fazer o périplo habitual, transportada numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A Juíza da Irmandade da Lapinha lembrou que a peregrinação encontra-se cancelada, no seguimento das orientações da Direcção Geral da Saúde e da Arquidiocese de Braga, mantendo-se as celebrações litúrgicas às 7h00, 8h00 e 11h00. "Ao contrário do que é habitual, às 13h00, não sairá a célebre Ronda da Lapinha", frisou Fátima Carvalho Dias, sublinhando que a manifestação de fé será evocada "simbolicamente pela passagem da imagem num veículo automóvel, transportada pelos Bombeiros, num percurso que abrangerá a maior parte das ruas das 14 freguesias do Concelho que integram a Ronda".

O percurso terá início às 15h00, no Santuário da Lapinha, estando prevista a passagem no Centro Histórico de Guimarães, mas sem cortejo automóvel ou acompanhamento de peregrinos. "Queremos evitar a aglomeração de pessoas no percurso e a concentração da multidão na área do Santuário para que seja garantida a segurança e a protecção. O percurso pelas ruas permitirá que as pessoas nas suas casas ou nos jardins acolham a Senhora da Lapinha", observou, pedindo para que as pessoas respeitem o distanciamento físico e obedeçam às orientações das autoridades de saúde, indicando que o Santuário está aberto durante todo o ano. 

"No passado fim-de-semana, já tivemos muitos peregrinos pelos caminhos da Ronda", sustentou a Juíza da Irmandade, observando "que a visita à Senhora, a deslocação ao Santuário, poderá ser feita em outros momentos, dado que prevê-se que a afluência será maior no próximo domingo".

"Este ano, a imagem da Senhora da Lapinha não entrará na igreja da Colegiada da Senhora da Oliveira, mas terá de ser assim atendendo à crise sanitária", continuou, precisando que o trajecto será o seguinte: saída da Senhora da Lapinha às 15h00, segue pela Rua das Alminhas, Penha, E.N. 101-2 (Penha-Mesão Frio), Rua Cruz da Argola, Rua da Arcela, Rua Xavier de Carvalho, Rua Dona Teresa, Rua Dr. Joaquim de Meira, Largo Martins Sarmento, Rua Agostinho Barbosa, Av. General Humberto Delgado, Largo Navarros de Andrade, Rua Valdonas, Largo da Misericórdia, Rua da Rainha, Largo da Oliveira, Rua Alfredo Guimarães, Sra da Guia, Alameda de S. Dâmaso, Toural, Rua de Camões, Rua da Liberdade, Cruz de Pedra, Rua Manuel Tomás, Rua Eduardo Manuel de Almeida, Rua António da Costa Guimarães, Covas, Polvoreira, Tabuadelo, São Simão, Abação, Lapinha.

Marcações: Calvos, peregrinação, Ronda da Lapinha, covid-19

Imprimir Email