Obras de requalificação na Rua D. João I começam segunda-feira

Começam segunda-feira as obras de requalificação na Rua D. João I, no centro da cidade de Guimarães.
A intervenção, com um prazo de execução de 10 meses, contempla o reperfilamento da via, percurso ciclável e o alargamento dos passeios, com o objectivo de promover a pedonalização e criar sítios arborizados.


Ao mesmo tempo, as infraestruturas de rede de águas pluviais, águas residuais e abastecimento de água serão reformuladas, bem como será melhorada a iluminação pública e a rede de telecomunicações. Também serão efectuados trabalhos de restauro e conservação no Padrão de D. João I.
A obra encontra-se dividida em duas fases. A «Fase 1», entre o Padrão e a Rua Dr. Bento Cardoso, e a «Fase 2», que contempla uma intervenção entre a Rua Dr. Bento Cardoso e a Rua Paio Galvão.
Na primeira fase, será proibido o trânsito e estacionamento, a partir do dia 13 de Julho, segunda-feira, entre a Rua das Lameiras e a Avenida Conde Margaride.

“Esta é uma obra fundamental para todos nós. Por isso, agradeço, desde já, toda a compreensão em relação à realização desta intervenção, que vai embelezar ainda mais uma das ruas mais importantes e emblemáticas da nossa cidade de Guimarães”, afirma Domingos Bragança, Presidente do Município.

Esta obra foi adjudicada pelo valor de 963.224,16 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor. A área de intervenção compreende o tecido urbano medieval extramuros, inserida na Zona Especial de Proteção à área classificada pela UNESCO, como Património Mundial, abrangendo a Rua D. João I, bem como os espaços frontais à Igreja de São Domingos e à Capela e Hospital da Ordem Terceira de São Domingos.


sexta, 10 julho 2020 15:21 em Sociedade

Marcações: requalificação, Rua D. João I

Imprimir