CASFIG entregou habitação de residência partilhada para famílias unipessoais



A CASFIG procedeu à entrega de uma habitação social partilhada, beneficiando famílias unipessoais na esteira da criação de medidas inovadoras que permitam dar resposta adequada aos desafios e realidades do presente.

Reconhecendo a importância desta modalidade alternativa ao alojamento convencional, em comunicado a CASFIG refere que tem vindo ao longo dos anos a aperfeiçoar o seu modelo de implementação e funcionamento, procurando sempre melhorar a sua funcionalidade e garantir maior privacidade individual a cada residente. Nesta linha de actuação foi criada mais uma Residência Partilhada, com um modelo inovador que permite conferir ainda mais privacidade aos seus residentes, bem como um melhor funcionamento das dinâmicas de convivência diária.

Trata-se da primeira Residência Partilhada com um modelo de distribuição espacial que permitirá a ocupação individual da habitação, de modo totalmente independente, com quarto, casa de banho e cozinha, a fim de dar resposta a quatro famílias unipessoais.

“Este é o caminho que temos de continuar a fazer a fim de dar resposta às famílias unipessoais e que estão a aumentar na nossa sociedade”, assinalou o Presidente da Câmara de Guimarães, na visita a uma destas novas habitações. Domingos Bragança enalteceu o trabalho desenvolvido pela CASFIG através do apoio manifestado pela estrutura de acompanhamento permanente na área social. A visita contou ainda com as presenças da Presidente da CASFIG, Paula Oliveira, da Chefe de Divisão da CASFIG, Cristina Dias, do Presidente da Assembleia Geral, Flávio Freitas e ainda de Manuel Salgado, vogal do Conselho da Administração.

Foi a 18ª residência partilhada entregue pela CASFIG no seguimento de um modelo implementado em Guimarães e que tem servido de exemplo para outros Municípios. Esta modalidade de alojamento tem permitido dar resposta habitacional a inúmeras famílias unipessoais cuja realidade socioeconómica e habitacional é de extrema vulnerabilidade, facto já reconhecido em 2014 com a atribuição do prémio de mérito pela Fundação Manuel António da Mota.
Até ao momento foram entregues 12 residências masculinas partilhadas e seis residências femininas partilhadas, que resulta no apoio total a 45 famílias unipessoais.


Marcações: Casfig, residência parttilhada, famílias unipessoais

Imprimir Email