Projectos de vimaranenses complementam o programa das Gualterianas

Estão definidos os cinco projectos que integrarão o programa das Festas da Cidade, no âmbito da convocatória «Projecta! Cria! Participa!», promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e AOficina.

Em comunicado, a Câmara anuncia que foram selecionadas as propostas apresentadas por Carolina Silva, Miguel Carvalho, Nuno Machado, Pedro Silva e a Astronauta – Associação Cultural, respeitando o cariz tradicional das Festas, mas com perfil inovador e adequando às normas da Direcção Geral de Saúde e a Organização Mundial de Saúde.

«Gualterianas nas Bocas do Mundo» é o projecto apresentado por Carolina Silva, que consiste em produzir máscaras alusivas aos quatro momentos altos das Gualterianas. Miguel Carvalho propõe um Drive-in no Campo de São Mamede, enquanto Nuno Machado assume a elaboração de um painel Comunitário de Azulejos, na Rua Serpa Pinto, num projecto designado por «Painel Comunitário de Azulejos».

«Exposição Memórias da celebração: Imagens da Festa!» é o projecto da autoria de Pedro Silva, que consiste na exposição de fotografias marcantes das Festas Gualterianas em espaços comerciais do centro da Cidade. A Astronauta - Associação Cultural apresentou um projecto (Monsta/Mostra) que passa por uma mostra de Artistas Plásticos Vimaranenses nas montras dos estabelecimentos comerciais da Rua de Santo António.

Todas estas propostas serão integradas no programa final das Gualterianas, que este ano vai assumir um cariz simbólico para celebrar as Festas da Cidade, com iluminação ornamental em monumentos icónicos das Festas e da Cidade, exposições no espaço público e ainda alguma animação. Não haverá espaço de diversões e nem a habitual Marcha Gualteriana, para evitar aglomeração de pessoas.

sexta, 17 julho 2020 18:49 em Sociedade

Marcações: Festas Gualterianas, Festas da Cidade , Projecta! Cria! Participa!

Imprimir