Câmara Municipal apoia as IPSS com 2,2 milhões de euros

Com uma atenção especial para a área social, a Câmara Municipal vai apoiar as IPSS com transferências diretas na ordem dos 2,2 milhões de euros, adicionando aos protocolos Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade (1,6 milhões de euros) mais 600 mil euros no apoio aos projetos sociais.

O trabalho desenvolvido pelas instituições de Guimarães, principalmente, no período de pandemia foi amplamente reconhecido pelo Presidente da Câmara Municipal na sessão de assinatura de protocolos, ao abrigo do Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade e atribuição de verbas para aquisição de equipamento de proteção individual, que decorreu esta quarta-feira, 22 de julho, no Centro Cultural Vila Flor. 

Domingos Bragança deixou uma palavra de “gratidão” pelo “trabalho feito” e “pela disponibilidade em continuar a fazer este trabalho de apoio à sociedade”, principalmente “nesta situação singular da pandemia que trouxe novos desafios e obrigou a ter em conta a imaginação para encontrar as melhores soluções. Este trabalho tem de continuar a ser feito, porque a pandemia não passou e há um grau de incerteza em relação ao futuro. Temos de conviver com o vírus enquanto não existir vacina”, acautelou o autarca. 

O Presidente da Câmara alertou ainda para a definição dos planos de contingência, no sentido de “preparar os vários cenários para responder a situações difíceis”. Apelou ao trabalho das redes colaborativas e cooperação com todas as entidades. “O segredo do sucesso nestas respostas está na cooperação e capacidade em cruzar competências entre as instituições, por forma a ter as respostas mais adequadas e mais inovadoras”, referiu Domingos Bragança, perante os representantes das várias instituições vimaranenses. “Faço um apelo para pensarem os planos de contingência e preparem-se para o pior desejando o melhor. Não sabemos se o surto gripal de Outono/Inverno traz um agravamento desta situação. É neste cenário que temos de trabalhar os planos de contingência. Será que estamos preparados se acontecer o pior? O desejo de todos é ultrapassar esta situação, mas temos de trabalhar em conjunto e ver os planos de contingência aperfeiçoados”, salientou Domingos Bragança, sublinhando que da parte da Câmara Municipal de Guimarães haverá a disponibilidade, nas condições possíveis, para responder às exigências da sociedade.

 

Marcações: IPSS

Imprimir Email