Montanha da Penha tem mais uma espécie de Interesse Público

O imponente exemplar da espécie Pseudotsuga Menziesii (Mirb.) Franco, plantado no século passado no junto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, pertencente à Irmandade da Penha obteve a Classificação, foi considerado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) «Árvore de Interesse Público», na categoria de “exemplar isolado”.

A classificação "honra quem plantou a árvore" ,afirma Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha. "Esta é uma forma de honrar quem plantou as árvores que chegam à nossa geração. A Pseudotsuga é uma árvore mais antiga do que o próprio Santuário da Penha e uma das primeiras a serem plantadas, talvez na década de 10 ou 20 do século passado. A árvore tem hoje uma dimensão em termos de altura assinalável, que numa ilusão de óptica parece superior ao Santuário, com cerca de 43 metros de altura", conta.

O responsável acrescenta que esta é ainda uma forma da preservação da Penha. "Se não formos classificando esta e outras que estão em vias de classificação corremos o grave risco de as perdermos, mais não seja à boleia do flagelo dos fogos florestais", refere Roriz Mendes, recordando o trabalho levado a cabo pela Irmandade da Penha ao longos das últimas décadas na limpeza dos terrenos.  

O responsável da Irmandade lembra ainda a importância dos recursos naturais da Penha para a cidade. "O parque florestal tem um papel excelente, inclusive no combate às alterações climáticas", conclui.

Marcações: Penha

Imprimir Email