VÍDEO: Vimágua investe meio milhão de euros num hidrolimpador para reforço dos planos de manutenção

A Vimágua anunciou a compra de um hidrolimpador destinado a efectuar a limpeza preventiva, a desobstrução de colectores e a recolher os efluentes produzidos em fossas sépticas. A compra, no âmbito de um concurso público internacional representou um investimento de cerca de meio milhão de euros.
O novo equipamento vai reforçar a capacidade de resposta da Vimágua no serviço de saneamento, nomeadamente, nas operações de manutenção preventiva dos cerca de 850 km de extensão do complexo sistema de drenagem de águas residuais dos concelhos de Guimarães e Vizela. Está, ainda, adaptado para recolher e transportar os efluentes produzidos em fossas sépticas.
A viatura tem capacidade para transportar até oito mil litros de lamas, cinco mil litros de água reciclada e mil litros de água limpa. Está ainda habilitada a aspirar os efluentes dos colectores que, através de um sofisticado sistema de filtragem e decantação produz a água que será utilizada para efectuar a limpeza e desobstrução dos colectores.
A aspiração é efectuada com uma poderosa bomba de vácuo, com a capacidade de 3.000 m3 /h e a limpeza é assegurada por uma bomba de alta pressão que debita 413 l/min a 175 bar. Possui ainda uma bomba de alta pressão secundária destinada a pequenas limpezas com água limpa, com a capacidade de 50 l/min a 150 bar.

terça, 28 julho 2020 15:12 em Sociedade

Marcações: Vimágua, hidrolimpador

Imprimir