VÍDEO: Vespas construíram ninho no poste de iluminação do antigo campo de futebol de Gondomar

Tem sido uma praga que alastra de ano para ano. Os ninhos de vespas velutinas ou asiáticas surgem onde menos se espera e incomodam quem vive nas redondezas. Na freguesia vimaranense de Gondomar, na Rua de São Simão, o poste que outrora iluminou o campo de futebol que agora está inactivo serviu de suporte para o ninho que cresce de dia para dia. Os moradores estão preocupados com a situação, temendo a proximidade do ninho com as habitações.

Contactado pelo Grupo Santiago, o Presidente da União de Freguesias de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar, Fernando Cardoso, adiantou que o ninho já foi referenciado aos serviços municipais de Protecção Civil, no sentido de ser eliminado.

No último ano foram identificados e destruídos em Guimarães 1 417 ninhos de vespas asiáticas, quase o dobro em relação a 2018.

Uma praga que está a ser combatida pelos serviços de protecção civil, com a aplicação das técnicas mais apropriadas para a destruição dos ninhos para eliminar os novos focos e prevenir a dispersão da espécie que tem causado prejuízos na produção de mel e na polinização, já que aquela espécie é predadora da abelha europeia.

quarta, 29 julho 2020 17:52 em Sociedade

Marcações: Guimarães, Gondomar, vespas asiáticas

Imprimir