Fábrica do Arquinho vai ser reabilitada para engenharia aeroespacial

A Câmara de Guimarães e os promotores privados assinaram esta quinta-feira o contrato de urbanização da área citadina, envolvida pela Avenida D. Afonso Henriques, Rua da Caldeiroa e Rua Colégio Militar, onde surgirá uma nova frente urbana, enquadrada com a construção de três novas vias e zonas pedonais.

No âmbito do contrato, o edifício da antiga Fábrica do Arquinho ficará para o Município, para acolher actividades ligadas à engenharia aeroespacial e o Tech Center destinado a promover investigação de ponta nas áreas das fibras.

À margem da apresentação dos projectos colaborativos, o Presidente da Câmara de Guimarães indicou que aquele espaço será transformado "num exemplo do que se faz de inovação na Universidade, na Escola de Engenharia e na transferência de conhecimento e investigação para as empresas". "Espero que seja um ícone ao nível da reabilitação e da arquitectura", apontou Domingos Bragança, sublinhando que o campus universitário de Couros será estendido até à zona da Caldeiroa e da Cruz de Pedra, onde a Quinta do Costeado vai acolher a futura Escola/Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

 

quinta, 30 julho 2020 16:43 em Sociedade

Marcações: Guimarães, Fábrica do Arquinho

Imprimir