Covid-19: Presidente da Câmara de Guimarães apela às Instituições para aperfeiçoarem Planos de Contingência

O Presidente da Câmara de Guimarães reiterou o apelo feito à população, insistindo na importância do uso generalizado de máscara e do cumprimento das regras de higiene e etiqueta social.

Em declarações ao Grupo Santiago a propósito do acompanhamento que o Município está a fazer da pandemia da Covid-19, Domingos Bragança realçou a importância do cumprimento das recomendações da Direcção Geral de Saúde, num esforço que deve envolver toda a comunidade. "Peço aos vimaranenses que, enquanto isto não passar, usem a máscara, desinfectem as mãos, zelem pelo distanciamento físico que as autoridades de saúde determinam", afirmou, vincando que o concelho de Guimarães continua em Estado de Emergência.

Na próxima semana, a Comissão Municipal de Protecção Civil vai reunir com as instituições com valências sociais para que a reabertura dos centros de dia no Concelho seja feita com todas as condições de segurança. "Estas valências não poderão retomar o funcionamento normal sem que estejam cumpridos todos os requisitos de protecção! Mais vale esperar uma semana ou duas... A Câmara está disponível como sempre esteve, mas reforçará o que for necessário para que os centros de dia reabram com segurança. É isso que estamos a fazer: a primeira condição de segurança é ter conhecimento de toda a informação, dos guias de orientação, dos procedimentos a ter para que a protecção seja garantida". 

Nesse sentido, o Autarca destacou a necessidade de avaliar a experiência dos últimos meses para reforçar as medidas de segurança. "Vamos preparar-nos para o pior, esperando sempre o melhor, desejando que nada aconteça. Aproxima-se o Outono e o surto da gripe sazonal e com a experiência que temos, vamos aperfeiçoar os Planos de Contingência das Instituições", manifestou, mostrando-se particularmente atento à retoma das actividades presenciais nas escolas e nos diferentes equipamentos sociais do Concelho, pedindo o aperfeiçoamento dos Planos de Contingência das Instituições, de forma a acautelar a ameaça de mais infecções pelo novo coronavírus.

"Temos de aperfeiçoar os Planos de Contingência, que somos todos obrigados a cumprir para que todos estejamos protegidos. O momento actual é de avaliar o impacto da pandemia até agora e investir naquilo que temos de melhorar. O Município está completamente disponível para trabalhar com todas as instituições para melhorar os planos de resposta à pandemia", continuou, elogiando o esforço feito pelas instituições vimaranenses, em especial aquelas que possuem valências de apoio à terceira idade.

"A pandemia tem sido uma experiência muito forte para todos nós. Está associada a uma incerteza que não dominamos porque o vírus continua presente na comunidade e enquanto não tivermos uma vacina ou um tratamento temos de ser ainda mais responsáveis. Todos temos de ser responsáveis porque a história mostra que o vírus poderá deixar um rasto dramático e pode destruir uma comunidade", declarou, informando que a situação epidemiológica no Concelho está "controlada, com o surgimento de um ou outro caso, prontamente acompanhado pelas autoridades de saúde e sem a pressão no Hospital que ocorreu em Março e Abril".   

Marcações: Guimarães, Hospital de Guimarães, covid-19

Imprimir Email