Câmara de Guimarães anuncia criação de zonas 30

A Câmara Municipal de Guimarães vai construir várias zonas 30 no segundo trimestre de 2021. Domingos Bragança considera as zonas 30 são uma prioridade junto das escolas mas também em áreas habitacionais, muito urbanizadas.
De acordo com o Edil, nesta altura está a ser concluído o projecto de "uma grande zona 30" para implementar nas ruas adjacentes à Escola João de Meira.

"É uma zona 30 que ligará à Escola Secundária Martins Sarmento que inclui uma intervenção em toda a Alameda Prof. Abel Salazar, na frente desta escola", esclarece.

Mais curta será a zona 30 a construir junto à Escola Secundária Francisco de Holanda, o mesmo acontecendo junto à Escola EB 2, 3 de Pevidém, um estabelecimento de ensino que vai também ser requalificado, anuncia Domingos Bragança. Outra zona 30 vai também ser construída em Serzedelo, junto ao Centro de Saúde local, considerada uma "zona complicada".

Entretanto a Câmara está a trabalhar com a Infraestruturas de Portugal tendo por objectivo criar também uma zona 30 junto ao Centro de Saúde de Serzedo.
"As zonas 30 são importantes para salvaguarda da segurança dos peões e, consequentemente, para a diminuição da sinistralidade. É um espaço onde a prioridade é para os peões, no caso das escola dos jovens alunos e também dos pais, criando um espaço seguro para a circulação pedonal", refere Domingos Bragança salientando que "são também uma forma de promover a mobilidade pedonal e ciclável criando um consciência ambiental em todos os cidadãos mas, de modo especial, dos mais novos".


sábado, 05 setembro 2020 08:48 em Sociedade

Marcações: zona 30

Imprimir