VÍDEO: Há cada vez mais vimaranenses a usar a máscara ao ar livre para evitar propagação da Covid-19

É um acessório obrigatório para entrar nos estabelecimentos comerciais, mas nos espaços públicos ao ar livre o uso de máscara é apenas recomendado. Nas ruas de Guimarães, com o aumento do número de casos de infecção, há cada vez mais pessoas a usar a máscara e há quem defenda a necessidade de tornar a recomendação obrigatória, de modo a travar a transmissão do vírus responsável pela Covid-19.

Na vizinha Galiza, em Espanha, o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços públicos. Uma turista de passagem por Guimarães fez questão de dar o exemplo, com um comportamento que serve para proteger toda a comunidade.

O uso de máscara não só nos espaços de acesso público interiores mas também ao ar livre é um comportamento que faz a diferença na defesa da saúde pública.

Pelas ruas de Guimarães, constata-se ainda a presença de muitas pessoas sem o rosto protegido pela máscara, embora o acessório estivesse visível nas mãos, mal colocado no rosto ou no bolso da camisa. O problema é que o distanciamento social adequado nem sempre é cumprido.

A ameaça do novo coronavírus continua, estando a sua transmissão espalhada pela comunidade.

Para a realização desta reportagem foram igualmente abordadas várias pessoas sem máscara, mas que recusaram que o seu depoimento fosse tornado público.

Marcações: máscaras, covid-19

Imprimir Email