Obra de requalificação vai «ordenar» traseiras do Centro Comercial Vila

A Autarquia vimaranense vai requalificar o espaço de uso público, situado nas traseiras do Centro Comercial Vila. O projecto de intervenção do denominado tardoz do imóvel esteve na origem de uma proposta aprovada por unanimidade na última reunião da vereação vimaranense, de forma a garantir a inscrição da verba necessária para a respectiva execução no Plano Plurianual de Investimentos.

A obra em causa exigirá um investimento estimado de 1 milhão 445 mil euros, devendo desenvolver-se a partir de Abril do próximo ano e prolongar-se até 2022, sendo justificada com carácter de "urgência na realização dado o elevado número de reclamações existentes na zona quanto à ineficiência da rede de águas pluviais, e a necessidade de dar sequência imediata ao procedimento concursal".

Em declarações ao jornal O Comércio de Guimarães, o Presidente da Câmara reconheceu que a configuração daquele espaço, situado nas traseiras de um edifício habitacional, "não está bem". "Tem um uso que é algo complicado, porque é propriedade do condomínio, mas uso público. E nesse uso público que iremos intervir porque é um espaço lateral a uma área muito movimentada, que serve uma zona residencial", observou Domingos Bragança, indicando que "o projecto está pronto e foi muito dialogado".

No essencial, o amplo espaço actualmente utilizado para aparcamento automóvel desordenado será corrigido, prevendo-se a continuação dessa função, enquadrada num largo. "Será constituído um largo que atenderá à necessidade de estacionamento, regulado e disciplinado, mas devolverá o espaço aos residentes, porque será acrescentado terreno nos muros de contenção", continuou, explicando que o projecto transformará aquela área numa "zona agradável e fruível para quem reside e se dirige àquela área comercial".

Para o Presidente da Câmara, aquela "é uma zona da Cidade que não está bem". "É uma zona da Cidade residencial, com um espaço público na envolvente muito degradado. E quem o vê da Ecovia também não gosta daquele aspecto e agora espero que o condomínio também dê uma lavagem e refrescamento a todo o prédio", apontou, ao sublinhar que a intervenção a fazer abrangerá não só o reordenamento do espaço, mas também a substituição de todo o tipo de infraestruturas. "Haverá uma demolição de garagens que estava a ocupar o espaço público e serão reordenadas", indicou, assinalando que a abertura da Ecovia "determinou um outro olhar sobre o aspecto daquela mancha urbana.

"Se fruirmos, se começarmos a utilizar os espaços seremos mais exigentes para aquilo que não está bem", reconheceu, ao salientar que "a Ecovia trouxe um olhar mais exigente porque através do seu percurso pode-se ter uma visão sobre a Cidade e sobre a Montanha da Penha que faz com que o passeio seja de redescoberta constante".

Marcações: requalificação, tardoz, Centro Comercial Vila

Imprimir Email