Tenda instalada no exterior da USF de Moreira de Cónegos para reforçar protecção dos utentes

A Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos reforçou as condições de segurança para garantir maior protecção no acolhimento e atendimento dos utentes.

Com o apoio da Junta de Freguesia, no exterior daquele serviço foi instalada uma tenda, de forma a permitir um maior distanciamento entre as pessoas e assim evitar a propagação do novo coronavírus.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Coordenador daquela USF realçou o apoio prestado pela Autarquia, ao dar conta que o atendimento dos utentes está a funcionar adaptado à nova normalidade. "As consultas por doença aguda têm de ser validadas previamente, para que a deslocação dos utentes não comprometa a segurança e protecção. Verificando-se que a pessoa que necessite de ser atendida não envolve risco de Covid-19, pode-se deslocar para ser observada presencialmente", adiantou Samuel Pedreira, ao precisar que os utentes têm sido atendidos, com a aplicação das devidas medidas de segurança, como o uso de máscara, a desinfecção das mãos e um maior zelo no distanciamento. "Por esse motivo, foi alargada a sala de espera com a ajuda da Junta de Freguesia. Foi instalada uma tenda em frente ao Centro de Saúde para termos uma sala de espera maior", frisou o responsável.

"Está a decorrer o rastreio visual para as crianças, vai começar a vacinação contra a gripe e previsivelmente haverá mais casos de doenças do foro respiratório e, por isso, precisávamos de acautelar o reforço da protecção dos utentes", acrescentou, ao dar conta que as instalações da USF são exíguas e "havia momentos em que as pessoas tinham de estar à espera na rua".

O Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos fez questão de reconhecer "o trabalho extraordinário" que a USF tem desenvolvido em tempo de pandemia. "Está garantida uma normalidade no serviço de atendimento" observou, ao referir-se ao apoio prestado na logística do acolhimento dos utentes com a instalação de uma tenda. "Estamos satisfeitos com a nossa USF, com o contributo e esforço que todos os profissionais dão para a prestação de serviços de saúde de qualidade aos utentes", acrescentou António Brás Pereira, assinalando que foram também repostos outdoors na vila de divulgação dos serviços da USF.

Marcações: USF Moreira de Cónegos

Imprimir Email